Samantha Barijan se despede oficialmente das quadras

Primeira beach tenista brasileira a alcançar o topo do mundo anuncia oficialmente sua aposentadoria do circuito oficial

Foto: Arquivo Pessoal

Na manhã desta quinta-feira(12), Samantha Barijan, pioneira no Beach Tennis do Brasil e ex-número 1 no ranking mundial, anunciou sua aposentadoria das competições profissionais através das redes sociais. Com uma carreira consolidada e vitoriosa, a atleta deixa um legado nas quadras de areia.

O Beach Tennis era só uma novidade vinda da Itália em 2008 quando seu mundo colidiu com o de Samantha, que estava destinada a mudar a história do esporte. Nascida e criada em Sumaré, a atleta se mudou para o Rio de Janeiro e transacionou do tênis de quadra dura para as quadras de areia inteiramente.

Siga a ORB SPORTS no Instagram clicando aqui

Em 2010, ano em que ela começou a jogar profissionalmente, já ocupou espaço no top 10. Mas foi em outubro de 2012 que o capítulo mais marcante da história foi escrito: Samantha Barijan se consagrou a primeira atleta não italiana a se tornar a número um do mundo, posição onde se manteve até 2014.

Em 630 ela emplacou 446 vitórias, foi Campeã Mundial por equipes do primeiro título da Seleção Brasileira na modalidade, conquistou 3 pan-americanos e 45 títulos da ITF, tendo seu ano de ouro em 2013.

Enquanto brilhava nas quadras, pavimentava o caminho para as próximas gerações fora dela. Em busca de profissionalizar cada vez mais o esporte, Samantha se tornou uma empresária bem sucedida, fundando a BASA Beach Tennis, que inicialmente era uma unidade e agora é uma rede com mais de 10 unidades espalhadas pelo Brasil, com a missão de oferecer treinamento fundado em técnica, controle, tática e posicionamento, além de oferecer suporte para arenas e professores.

Formada em educação física pela PUC de Campinas, se tornou sócia do EI Beach Club e da Arena Deco Beach, projetos de grande porte que visam alta performance no esporte.

Em 2025 apostou em uma das suas maiores ambições na carreira, o NN1 (New Number One), programa pioneiro em formação de atletas com foco exclusivo em protagonismo feminino, incluindo desde suporte psicológico ao ginecológico.

Presença especial em documentários e eventos, a paulista é conhecida pelo seu carisma, carregando um sorriso capaz de iluminar qualquer espaço.

A ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho, que somou quatro lesões em dois anos, fez com que ela decidisse se retirar das quadras como atleta profissional, mas nunca do Beach Tennis. Após enfrentar o esporte sem patrocínio e sem estrutura, Samantha é eternamente responsável por dar voz para as mulheres em uma modalidade em que ninguém queria ouvir, se tornando uma referência para milhares de mulheres e atletas.

Em cada mulher e em cada grão de areia terá o DNA de Samantha Barijan, porque tem play que não acaba depois do último ponto.

Siga a ORB SPORTS no X (antigo Twitter) clicando aqui