A Seleção Brasileira mostrou personalidade e venceu a Inglaterra por 2 a 1 neste sábado (25), em Manchester, no primeiro amistoso da turnê pela Europa. No Etihad Stadium, palco lotado e clima de revanche diante das atuais campeãs europeias, o time de Arthur Elias combinou intensidade, eficiência e resistência para conquistar um resultado expressivo fora de casa e quebrou uma sequência de cinco partidas sem gols sofridos pelas Lionesses. Bia Zaneratto e Dudinha decidiram no primeiro tempo, enquanto Stanway descontou de pênalti.
Domínio brasileiro e expulsão muda panoroma
O confronto entre as campeãs da América e as campeãs da Europa começou acelerado, com o Brasil acelerado, marcando alto e atacando com velocidade. Logo aos dois minutos, Ludmila recebeu passe de Bia Zaneratto e finalizou com perigo à direita do gol. Aos oito minutos, Dudinha ajeitou de cabeça, Bia dominou com precisão e finalizou no canto esquerdo de Keating para abrir o placar.
A Inglaterra tentou sair, mas seguia travada pelo bom posicionamento brasileiro. Aos 17′, Bia retribuiu a jogada e deixou Dudinha na cara do gol. A atacante bateu firme e ampliou a vantagem. As donas da casa buscaram reação principalmente com cruzamentos e bolas longas, mas Lorena apareceu bem nas interceptações.

A melhor chance inglesa antes do intervalo começou em uma arrancada de Ella Toone, parada com falta por Angelina. A árbitra entendeu como chance clara de gol e expulsou a capitã brasileira, mudando o cenário do jogo. Greenwood acertou o travessão na cobrança e Carter desperdiçou o rebote de cabeça. Toone ainda teve boa oportunidade em chute cruzado, que passou rente à trave.
Pressão inglesa e resistência até o fim
Com uma jogadora a mais, a Inglaterra voltou do intervalo pressionando. A Seleção Brasileira recuou, fechou espaços e apostou em contra-ataques. Contudo, ainda no início do segundo tempo, Mead dividiu com Bia na área, a árbitra marcou pênalti e Stanway converteu com força, diminuindo o placar.
A partir daí, o jogo foi de resistência. As inglesas empilharam cruzamentos, principalmente pelas laterais, e exigiram atenção constante da defesa. A Seleção pecava quando tinha a posse, cedendo para as Lionesses. Morgan apareceu bem pelo meio e criou as melhores chances, incluindo o passe para Stanway acertar um chute forte no travessão, por pouco não empatando.

O Brasil respondeu com marcação compacta e boas intervenções de Lorena, que foi decisiva nos minutos finais. Mesmo com uma a menos desde o primeiro tempo, a Seleção conseguiu manter a vantagem até o apito final.
Próximo desafio
O segundo amistoso da turnê será na terça-feira (28), em Parma, contra a Itália. Depois de vencer a Inglaterra, a Seleção Brasileira enfrenta a semifinalista da última Euro em busca de mais uma boa atuação antes da próxima Data Fifa.

