Girelli faz história no apagar das luzes e leva a Itália à semifinal da Euro Feminina após 28 anos

Cabeçada da capitã aos 90 minutos sela vitória em Genebra diante de mais de 26 mil torcedores

Girelli faz história no apagar das luzes e leva a Itália à semifinal da Euro Feminina após 28 anos
Foto: Divulgação/UEFA

A Itália está de volta a uma semifinal da Euro Feminina pela primeira vez desde 1997. Nesta quarta-feira (16), Cristiana Girelli marcou os dois gols da vitória por 2 a 1 sobre a Noruega, o último aos 90 minutos, e garantiu a classificação no Stade de Genève.

Com o desempenho, Girelli se tornou a primeira jogadora italiana a marcar dois gols em uma partida eliminatória da fase final da Euro Feminina. A partida também registrou 26.276 torcedores, recorde de público para um jogo de quartas de final sem a presença do país-sede.

Siga a Orb Sports no Instagram clicando aqui

Na hora mais tensa, a bola caiu na cabeça certa

A Itália começou melhor. Trocava passes com mais clareza, ocupava o campo ofensivo e rondava a área adversária. Caruso teve a primeira chance clara, Severini quase marcou em chute de fora e Girelli levou perigo de cabeça. Do outro lado, a Noruega encontrou espaço num cruzamento rasteiro que obrigou Linari a se esticar para impedir o gol de Hegerberg.

A recompensa italiana veio no início do segundo tempo. Aos cinco minutos, Sofia Cantore cruzou rasteiro da direita e encontrou Girelli livre na pequena área. Gol justo. O segundo veio logo depois, mas o bandeira anulou por impedimento.

O jogo parecia controlado, até que Naalsund achou Hegerberg no meio da área. A camisa 10, que já havia perdido um pênalti minutos antes, dessa vez não desperdiçou. Com um toque sutil, empatou aos 66 e virou o jogo em direção à Noruega.

Com o empate, o time escandinavo cresceu. Pressionava mais alto, chegava com mais frequência e parecia mais perto da virada. Mas a Itália resistiu. E nos acréscimos, fez valer sua experiência. Cantore apareceu novamente, desta vez pela esquerda. Levantou na segunda trave. Girelli subiu sozinha e cabeceou no canto.

Siga a Orb Sports no X (antigo Twitter) clicando aqui

Quem será o próximo adversário da Itália?

A Itália volta a campo na terça-feira (22), outra vez em Genebra, para enfrentar quem avançar entre Suécia e Inglaterra.