O Brasil está na final da Liga das Nações de Vôlei (VNL). Em jogo dramático na tarde deste sábado (26), em Lodz, na Polônia, a seleção superou o Japão por 3 sets a 2 (23/25, 25/21, 25/18, 19/25 e 15/8) e garantiu a vaga na disputa pelo título inédito. A vitória também teve gosto de revanche: um ano após cair para as japonesas na semifinal da mesma competição, a equipe comandada por José Roberto Guimarães devolveu o placar e com autoridade no tie-break.
A capitã Gabi foi a maior pontuadora da partida, com 25 pontos, seguida de perto por Julia Bergmann, que anotou 24 e chegou a 215 pontos na competição.
Siga a Orb Sports no Instagram clicando aqui
O jogo
O início foi complicado. A recepção brasileira sofreu com os saques da japonesa Ishikawa, e os erros no ataque deixaram o time atrás no placar desde os primeiros pontos. José Roberto Guimarães parou o jogo quando o Japão abriu três pontos de vantagem para tentar organizar a equipe. O Brasil chegou a virar para 20 a 19 após uma boa sequência no saque de Julia Bergmann, mas não conseguiu manter o ritmo até o fim e perdeu a primeira parcial (23/25).
No segundo set, com Macris em quadra, o time encaixou melhor. Gabi liderou tanto na virada de bola quanto na recepção. O Brasil abriu vantagem cedo e, mesmo com sustos no final, venceu por 25 a 21.
A terceira parcial foi mais equilibrada, com longas trocas e defesas importantes. Marcelle apareceu bem no fundo, e o bloqueio funcionou. Com Bergmann mais ativa no ataque, a Seleção Brasileira abriu vantagem e fechou em 25 a 18.
O Japão respondeu no quarto set. Aproveitou o início apagado do Brasil, voltou a marcar bem e forçou erros. Mesmo com Gabi e Bergmann buscando reverter, a equipe verde e amarela não conseguiu impedir a vitória japonesa por 19/25.
No tie-break, o Brasil entrou ligado. O bloqueio foi o ponto forte logo nos primeiros lances, e o time abriu 5 a 1. A partir daí, manteve o controle e garantiu a classificação com um 15 a 8 firme.
Siga a Orb Sports no X (antigo Twitter) clicando aqui
Brasil terá duro adversário na final
A Seleção Brasileira agora enfrenta a Itália neste domingo (27), às 15h (de Brasília), em busca do título inédito da VNL. As duas seleções já se enfrentaram na fase inicial, no Rio de Janeiro, e as italianas venceram por 3 a 0. Desde então, as italianas não perderam mais. Chega à final invicto, com 14 vitórias em 14 jogos, e uma sequência de 28 partidas sem derrota.