Rafael Matos e Orlando Luz se despedem do Rio Open após título em Buenos Aires

Dupla que ergueu o troféu do ATP 250 de Buenos Aires sentiu o peso da sequência em casa

Foto: Argentina Open

Após conquistarem o primeiro título da temporada no último domingo (15), em Buenos Aires, Orlando Luz e Rafael Matos sentiram o desgaste da intensa sequência de jogos e foram eliminados nas oitavas de final do Rio Open.

No ATP 250 argentino, a campanha começou com duelo brasileiro nas oitavas, quando Orlandinho e Rafa superaram Marcelo Melo e Jean-Julien Rojer no match tie-break. Na sequência, venceram novamente no desempate, desta vez de virada, diante dos australianos Reynolds/J. Watt.

Siga a ORB SPORTS no Instagram clicando aqui

A semifinal seguiu o mesmo roteiro, com triunfo sobre os cabeças de chave número 2, Guido Andreozzi e Manuel Guinard. O título foi confirmado após vitória em sets diretos contra os argentinos Collari/Kicker, resultado que consolidou a dupla entre as oito melhores da temporada.

A estreia no Rio Open, no dia 18, veio cercada de expectativa, mas acabou marcada pela chamada “ressaca dos campeões”.

O início foi positivo para os brasileiros, que dominaram a zona T da quadra. O bom aproveitamento no saque de Orlando deu liberdade para Matos atacar a rede com agressividade, e a velocidade nas trocas impediu Andreozzi e Guinard de encaixarem as devoluções. O primeiro set terminou em 6-3 para Luz/Matos.

Siga a ORB SPORTS no X (antigo Twitter) clicando aqui

Na segunda parcial, porém, os adversários mudaram a estratégia e passaram a utilizar mais o slice, baixando a trajetória da bola e forçando erros nos voleios brasileiros. A intensidade menor de Luz e Matos também pesou, atrasando o tempo de reação da dupla. A quebra sofrida no quinto game foi decisiva, e o set terminou em 6-3 para os rivais.

No match tie-break, o desgaste físico passou a influenciar o lado mental. Erros não forçados e falhas de comunicação abriram espaço para Andreozzi explorar lobs no fundo da quadra e conquistar o mini-break logo no início. A parcial terminou em 10-6, selando a eliminação dos brasileiros e a queda para a nona posição no ranking mundial.

Outros resultados brasileiros

Na mesma rodada, João Fonseca e Marcelo Melo venceram os argentinos Gonzalez/Molteni em sets diretos e avançaram. Gustavo Heide e Guto Miguel também triunfaram nas oitavas ao superar John Peers e Evan King.

A derrota brasileira ficou por conta de Marcelo Demoliner e Fernando Romboli, superados pelos favoritos Doumbia/Reboul.

Foto: Rio Open

Próximos jogos das duplas

Confira os horários das próximas partidas das duplas brasileiras:

Quinta-feira (19)

Gustavo Heide/Guto Miguel x Jakob Schnaitter/Mark Wallner – 18h, quartas de final

Felipe Meligeni/Marcelo Zormann x Guido Andreozzi/Manuel Guinard – 19h10, quartas de final

Sexta-feira (20)

João Fonseca/Marcelo Melo x WQF3 – 16h, semifinal

Felipe Meligeni/Marcelo Zormann x Guido Andreozzi/Manuel Guinard – 19h10, quartas de final

Orlando Luz e Rafael Matos devem competir nos Masters 1000 de Indian Wells e de Miami no mês de março, trocando o saibro pela quadra dura.