Brasil se destaca na Challenge Copa de Ginástica Artística em Szombathely, na Hungria

Na Challenge Copa de Ginástica Artística, o Brasil ganhou destaque com a performance de nossos atletas

Time Brasileiro na Hungria na Copa de Ginástica Artística
Time Brasileiro na Hungria na Copa de Ginástica Artística | Foto: Divulgação CBG

Na Challenge Copa de Ginástica Artística, Brasil garantiu presença no pódio e nas finais da competição, realizada em Szombathely, na Hungria. A Delegação Nacional conta com grandes nomes da modalidade tanto no feminino quanto no masculino.

Time Brasileiro na Hungria na Copa de Ginástica Artística
Time Brasileiro na Hungria – Copa de Ginástica Artística | Foto: Divulgação CBG

No feminino, representam o país: Ana Luiza Lima, Júlia Coutinho, Julia Soares e Flávia Saraiva. No masculino, competem Caio Souza, Yuri Guimarães e o reserva Diogo Soares.

Estreia marcante de Júlia Coutinho no solo

Em sua primeira apresentação solo em uma etapa da Copa do Mundo, Júlia Coutinho brilhou ao som de Maria Maria, de Milton Nascimento e Fernando Brant. A ginasta do Flamengo conquistou a maior nota da fase classificatória no solo até o momento: 13.350 (5.3).

Julia Coutinho ouro Copa do Mundo Eslovênia | Foto: Divulgação reprodução Instagram

Já Julia Soares garantiu vaga na final da trave ao somar 13.450 pontos, ficando com o quarto lugar nas classificatórias. Finalista do mesmo aparelho nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, a curitibana também avançou à final do solo, com a nota 13.250, a terceira melhor da fase.

Flávia Saraiva lidera trave após retorno de cirurgia

Um dos principais nomes do Time Brasil, Flávia Saraiva liderou as classificatórias da trave com uma excelente apresentação. Recém-recuperada de uma cirurgia no ombro, Flavinha já havia retornado às competições com o título da trave no Campeonato Brasileiro, no início de setembro.

Flavinha lidera o pódio |Foto de 2024 Getty Images

Ela havia anunciado que, neste ciclo, se dedicaria apenas ao solo e à trave. No entanto, ainda não competiu no solo nesta etapa — aparelho no qual conquistou a medalha de bronze no Mundial de 2023. Em Paris 2024, foi peça-chave na medalha de bronze por equipes.

Ana Luiza Lima avança nas barras assimétricas

Ana Luiza Lima também se classificou para a final nas barras assimétricas, com a nota 13.200, quarta melhor da fase. A paranaense venceu o aparelho tanto no Troféu Brasil quanto no Campeonato Brasileiro de 2025. Já Júlia Coutinho ficou em 11º lugar (12.150) e não avançou à final das barras. Nenhuma brasileira participou da disputa no salto.

Caio Souza lidera time masculino com múltiplas finais

Caio Souza foi o destaque do Brasil entre os homens. Ele competiu em quatro aparelhos nesta sexta-feira (26). Nas argolas, avançou à final com a segunda melhor nota: 13.850, atrás apenas do turco Mehmet Ayberk Koşak (13.950). O argentino Daniel Villafane foi o terceiro, com 13.550.

Nas barras paralelas, Caio somou 14.000, garantindo a quinta melhor nota da fase. O turco Ferhat Arican, primeiro medalhista olímpico da Turquia, liderou o aparelho com 14.700, seguido pelo húngaro Krisztofer Meszaros (14.250).

Diogo Soares, que compete como reserva, alcançou 13.500 pontos nas barras paralelas e terminou em nono. Ele está como primeiro suplente e pode disputar a final caso haja desistência.

Na barra fixa, Caio impressionou com a execução de um triplo mortal e uma excelente aterrissagem, recebendo 13.950 pontos. Já Arthur Nory não teve o mesmo desempenho e ficou apenas em 23º lugar, com 11.800. Após a apresentação, Nory publicou sua série nas redes sociais e lamentou o resultado.

Programação e transmissão da Challenge Cup Szombathely 2025

A competição está sendo transmitida ao vivo pela FIG TV, canal oficial da Federação Internacional de Ginástica.

Finais – Sábado, 27 de setembro

  • Masculino: Solo, Cavalo com Alças, Argolas
  • Feminino: Salto e Barras Assimétricas

Finais – Domingo, 28 de setembro

  • Masculino: Salto, Barras Paralelas, Barra Fixa
  • Feminino: Solo e Trave

As finais começam a partir das 10h (horário de Brasília).

Neste domingo (28), será realizada a última etapa da competição da Copa de Ginástica Artística em Szombathely na Hungria. Será a última competição antes do Mundial da Indonésia, que acontecerá entre os dias 19 e 25 de outubro.