Macclesfield desafia a lógica, derruba o campeão Crystal Palace e escreve façanha inédita na FA Cup

A façanha se torna ainda mais impressionante pelo abismo entre os clubes, separados por 117 posições

Foto: Macclesfield

Contra todos os prognósticos, o modesto Macclesfield Town escreveu um capítulo histórico na FA Cup ao derrubar o Crystal Palace, atual campeão do torneio, e protagonizar uma das maiores zebras da história da competição. A façanha ganha contornos ainda mais impressionantes diante do abismo entre os clubes, são exatamente 117 posições separando os anfitriões, da liga amadora, e o Palace, integrante da Premier League e algoz do Manchester City na decisão do título da última temporada.

A vitória por 2 a 1 começou a ser desenhada ainda no primeiro tempo, com Paul Dawson subindo mais alto que a defesa do Palace para abrir o placar de cabeça. Logo após o intervalo, Isaac Buckley-Ricketts incendiou o estádio ao ampliar o marcador e colocar o modesto clube ainda mais perto de um feito histórico.

Siga a ORB Sports no Instagram clicando aqui

Foto: Macclesfield

O Crystal Palace só conseguiu reagir nos acréscimos, com uma cobrança de falta de Yeremy Pino que diminuiu a diferença e trouxe tensão aos minutos finais. Não foi suficiente. As Águias esbarraram em um Macclesfield valente, organizado e disposto a lutar por cada bola até o último apito, mesmo sob intensa pressão.

O resultado expôs o momento delicado do Palace, que chegou ao nono jogo consecutivo sem vitória. Atuando com um time misto, entre jovens em busca de espaço e veteranos experientes, o clube da Premier League até controlou a posse desde o início, mas pecou na criatividade e pouco ameaçou de forma clara.

Enquanto isso, o Macclesfield jogou com alma, convicção e coragem, acreditando no impossível do primeiro ao último minuto. Nos instantes finais, resistiu heroicamente à pressão, fechou os espaços e confirmou uma das páginas mais insanas e memoráveis da história recente da FA Cup.

Siga a ORB Sports no X (antigo Twitter) clicando aqui

O apito final foi a senha para a explosão de um sonho adiado por gerações. Arquibancadas em delírio, torcedores invadindo o gramado e o capitão Paul Dawson erguido nos braços como símbolo de um dia que jamais será esquecida em Macclesfield.

Mais do que uma simples vitória, o triunfo cravou um capítulo raro na história do futebol inglês. Em um século de FA Cup, apenas nove vezes um time de divisões inferiores conseguiu derrubar um adversário da elite. Agora, o Macclesfield Town entra para esse seleto e improvável grupo, eternizando uma façanha que transcende o clube e reafirma a magia do torneio mais democrático do futebol mundial.