O Barcelona não tomou conhecimento do Athletic Bilbao e construiu, nesta quarta-feira (7), uma vitória histórica por 5 a 0 na semifinal da Supercopa da Espanha. A atuação foi dominante do primeiro ao último minuto e se traduziu no placar ainda antes do intervalo, quando o time de Hansi Flick marcou quatro vezes e resolveu a classificação sem sustos.
Ferran Torres abriu o caminho, Fermín López ampliou, Bardghji deixou o dele e Raphinha fechou a conta na primeira etapa. No segundo tempo, o atacante brasileiro voltou a balançar a rede e transformou a vitória na maior goleada da história da competição.
Siga a ORB Sports no Instagram clicando aqui
Domínio que vira números
Com o resultado, o Barcelona garantiu vaga em mais uma final da Supercopa, a quarta consecutiva e a 28ª no total. O adversário será definido nesta quinta-feira, no clássico entre Real Madrid e Atlético de Madrid. Os números reforçam um domínio que atravessa formatos e gerações: são 15 títulos no torneio, mais do que qualquer outro clube.
Desde a mudança para o modelo com quatro equipes, em 2020, o Barça esteve presente em todas as edições e já alcançou cinco finais em oito disputadas. As três decisões mais recentes foram contra o Real Madrid, com títulos nas temporadas 2022/23 e 2024/25 e derrota na última.
Siga a ORB Sports no X (antigo Twitter) clicando aqui
Solidez defensiva em alta
Além do ataque avassalador, o time catalão voltou a sair de campo sem sofrer gols. Foi a quinta partida consecutiva com a defesa intacta, algo que não acontecia desde 2020, ainda sob o comando de Quique Setién. A sequência inclui vitórias sobre Osasuna, Guadalajara, Villarreal, Espanyol e agora o Athletic Bilbao, somando jogos de LaLiga, Copa do Rei e Supercopa.
O dado ganha ainda mais peso quando ampliado no calendário: o Barcelona completou um mês inteiro sem ser vazado. A última vez que um adversário marcou contra os blaugranas foi em 9 de dezembro, diante do Eintracht Frankfurt, pela Champions League, no Camp Nou. Um feito que remete ao período entre agosto e setembro de 2014, quando o time de Luis Enrique também passou um mês sem sofrer gols.
A final da Supercopa da Espanha será disputada no domingo (18), no King Abdullah Sports City, às 16h (de Brasília).

