Na noite desta quinta-feira (06), o Palmeiras recebeu o Santos no Allianz Parque, em São Paulo, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Verdão venceu o clássico por 2 a 0 e dominou as ações durante toda a partida. O elenco alviverde finalizou quase 30 vezes contra o gol de Gabriel Brazão e o goleiro do Peixe foi crucial para o placar não ter sido ainda maior.
Goleiro brilhando, pressão e gol anulado
O primeiro tempo teve um início bem disputado. Logo no primeiro minuto de jogo, o Santos teve uma boa chance. Lautaro puxou um bom ataque e tentou o toque para Robinho Júnior, mas a bola acabou saindo muito forte. Na sequência, o Palmeiras respondeu com Flaco López. O argentino invadiu a área e tentou a finalização, mas foi desarmado por Willian Arão, que mandou para escanteio. Na cobrança, a bola ficou viva fora da área para Mauricio, que bateu de primeira, mas Brazão caiu e fez a defesa.
O Verdão seguiu pressionando. Aos seis minutos, Vitor Roque driblou dois defensores do Santos, mas sofreu falta na intermediária. Na cobrança, Piquerez bateu bonito de perna esquerda. A bola ia entrando no ângulo, mas Brazão conseguiu realizar uma bela defesa.
Aos 15′ , foi a vez do Peixe chegar com perigo. Zé Rafael armou um contra-ataque e achou Robinho Júnior, que invadiu a área, mas na hora da finalização acabou travado por Gustavo Gómez. Na cobrança de Barreal, Bruno Fuchs subiu mais alto e afastou o perigo. O Palmeiras respondeu com Flaco López. O camisa 42 driblou Barreal, depois Souza, e quando ia invadindo a área acabou sofrendo a falta. O Verdão continuou pressionando. Após falha de Alexis Duarte, a bola sobrou com Mauricio, que finalizou dentro da área e obrigou Brazão a fazer nova defesa.
O Santos continuou sofrendo muita pressão. Aos 21 minutos, Piquerez deu um passe em profundidade e achou Flaco López. O camisa 42 invadiu a área, limpou Gabriel Brazão e finalizou. Zé Ivaldo conseguiu tirar a bola em cima da linha.
O Peixão respondeu logo na sequência. Arão recebeu a bola no alto, venceu a defesa e cabeceou. Carlos Miguel fez uma boa defesa. Na sobra, Arão mandou para o gol, mas o juiz marcou impedimento. O Santos teve outra boa chance, aos 31′. Vitor Hugo armou um contra-ataque pela direita e achou Barreal, que invadiu a área e devolveu para meia. Ele finalizou colocado, mas mandou para fora. O Alvinegro Praiano seguiu atacando e criou outra boa chance com Vitor Hugo, que novamente bateu de fora da área, mas a bola subiu demais.
O Alviverde voltou a levar perigo ao gol de Brazão aos 38 minutos. Em um bate-rebate, a bola acabou sobrando para Andreas Pereira, que finalizou forte de fora da área, mas Brazão fez a defesa. Na cobrança de escanteio, a defesa afastou e a bola sobrou novamente com a equipe do Palmeiras. Martinez finalizou rasteiro e Brazão conseguiu fazer outra boa defesa.
Com o relógio marcando 43′, Barreal tentou levar o Santos ao ataque, mas acabou errando o cruzamento e a bola ficou com a defesa palmeirense. Já no final do primeiro tempo, Mayke fez uma falta em Sosa próxima da área. Na cobrança, Andreas bateu direto para o gol, mas Brazão conseguiu realizar mais uma grande defesa.
Gols, chances criadas e resultado seguro
A segunda etapa começou já com Brazão trabalhando. Após jogada ensaiada, a bola foi levantada na área e Bruno Fuchs cabeceou forte de perto. O goleiro santista fez um milagre e defendeu bonito. O Verdão seguiu pressionando e quase abriu o placar. A bola ficou em um bate-rebate dentro da área e, na hora em que Vitor Roque ia finalizar, a defesa santista afastou.
O Santos quase abriu após um levantamento na área, Carlos Miguel tentou afastar de soco, a bola ficou viva e Vitor Hugo arriscou uma bicicleta. A bola tinha endereço, mas Gustavo Gómez tirou de cabeça em cima da linha. Aos 10′, Gabriel Brazão evitou mais um gol do Palmeiras. Allan abriu a bola para Vitor Roque, que limpou a defesa, finalizou forte e o goleiro do Peixe fez a defesa. Em resposta, Zé Ivaldo arrancou pela esquerda e achou Lautaro Díaz, que acabou adiantando demais a bola e foi desarmado por Gustavo Gómez.
O Santos seguiu indo para cima. Barreal brigou pela bola, conseguiu ficar com ela e finalizou de fora, mas Carlos Miguel encaixou sem muitas dificuldades. No contra-ataque, Allan recebeu a bola, cortou da esquerda para a direita e bateu forte, mas novamente Brazão fez uma excelente defesa. No rebote, Felipe Anderson mandou para fora.
Aos 21, Vitor Roque tirou o zero do placar. Após Zé Ivaldo perder para Flaco López, o argentino tocou para Vitor Roque, que dominou, tirou de Brazão e empurrou para o fundo das redes. Pouco depois, Khellven recebeu de Flaco López, finalizou no gol, mas Brazão fez a defesa e mandou para escanteio. Na cobrança, Gustavo Gómez cabeceou para fora.
Mais uma vez, Brazão evitou que o Palmeiras ampliasse o placar. Flaco carregou a bola, entrou perigosamente na área, finalizou e o goleiro defendeu. O Santos levou perigo aos 32 . Depois de uma saída errada de Piquerez, Zé Rafael tentou invadir a área, a defesa palmeirense se complicou e quase mandou contra. A bola saiu em escanteio, e na cobrança a defesa afastou.
Vitor Roque ampliou o placar. Com 34 minutos da segunda etapa, Veiga tocou para o camisa 9, que dominou, carregou até a área e, na saída de Gabriel Brazão, cavou por cima do goleiro.
O Santos até diminuiu, mas o gol não valeu. Thaciano recebeu a bola e bateu firme. A bola bateu nas duas traves e sobrou para Vitor Hugo, mas o bandeirinha assinalou impedimento. O Palmeiras seguiu tentando marcar. Aos 42, Veiga lançou para Flaco López dentro da área. O atacante limpou a defesa, mas acabou ficando sem ângulo para a finalização e ganhou o escanteio. A equipe alvinegra tentou diminuir no final do jogo. Rollheiser aproveitou a sobra, bateu de fora e Carlos Miguel evitou o gol do Peixe. No contra-ataque, Allan carregou da defesa até o ataque, finalizou muito forte da entrada da área e a bola explodiu na trave.
Sequência do campeonato
O Palmeiras mantém a liderança do campeonato com 68 pontos, três a mais que o segundo colocado, o Flamengo. O Verdão volta a entrar em campo no próximo domingo (09), contra o Mirassol, fora de casa, no Estádio Campos Maia, às 20h30 (horário de Brasília).
O Santos segue na zona de rebaixamento, na 17ª colocação, com 31 pontos. O Peixe também volta a campo no próximo domingo (09), contra o Flamengo, no Maracanã, às 18h30 (horário de Brasília).

