Nesta sexta-feira (5), em cerimônia no Kennedy Center, em Washington, capital dos Estados Unidos, foram sorteados os 12 grupos da Copa do Mundo de 2026, que será realizada no México, Canadá e também em solo americano. Confira como ficaram os grupos da competição, que acontece entre os dias 11 de junho e 19 de julho do próximo ano.
Azteca recebe mais uma abertura de Copa do Mundo
No dia 11 de junho, a abertura da Copa do Mundo será entre México x África do Sul, jogo que repetirá a abertura da edição de 2010. Para complementar o Grupo A, Coreia do Sul e mais uma seleção que virá da repescagem europeia (Dinamarca, Macedônia, Irlanda ou República Tcheca).
Ex-sede da Copa enfrenta uma das atuais mandantes
O Canadá, uma das três sedes desse Mundial, recebe o Catar, que sediou a última edição. Além dos árabes, os donos da casa terão a companhia de Suíça e do vencedor de uma das repescagens europeias, que conta com Itália, País de Gales, Irlanda do Norte e Bósnia.
Seleção Brasileira terá dejavú do grupo de 1998
A estreia da Seleção Brasileira será diante de Marrocos, quarta colocada no Catar, em 2022. Além dos africanos, o Brasil enfrenta Haiti, na segunda partida, e Escócia, na última rodada. Vale lembrar que Marrocos e Escócia estiveram na mesma chave brasileira também em 1998, na França.
Americanos pegam grupo equilibrado
No Grupo D, a outra seleção dona da casa, os Estados Unidos, terão a companhia de Paraguai, na estreia, da Austrália e ainda de uma europeia, que sairá da repescagem. Essa seleção pode ser Turquia, Romênia, Kosovo ou Eslováquia.
Uma tetracampeã e uma estreante no mesmo grupo
Pelo Grupo E, a atração será o duelo entre Alemanha e Curaçao, confronto de grande contraste de tradição e história nas Copas. Complementam o grupo, Costa do Marfim e Equador, duas seleções que fizeram ótimas campanhas nas Eliminatórias.
Duelos difíceis para a Laranja Mecânica
Pelo Grupo F, a Holanda, de Memphis Depay, terá três jogos bem complicados, contra Japão, Tunísia e uma seleção europeia que virá da repescagem. Entre as seleções possíveis, estão Ucrânia, Polônia, Suécia e Albânia.
A reconstrução da Geração Belga deixa o Grupo G em aberto
Na estreia da Copa do Mundo, a Bélgica terá o Egito como adversário, em um duelo que pode ser interessante de acompanhar na primeira rodada. Completam o grupo: Irã e Nova Zelândia.
Yamal x Arrascaeta, quem leva a melhor?
Em um dos grandes duelos da primeira fase dessa Copa do Mundo, a Espanha duela contra o Uruguai no Grupo H. Além disso, a estreante Cabo Verde e a consistente Arábia Saudita completam a chave.
Dureza para os franceses
Pelo Grupo I, a França, finalista nas últimas duas edições, deve ter trabalho ainda na primeira fase. Em seu grupo, Mbappé e companhia terão duelos contra Senegal, carrasco francês em 2002, a Noruega de Haaland, sendo esse o grande duelo da nova geração, e mais uma seleção que virá de repescagem: Iraque, Bolívia ou Suriname.
Caminho fácil para os Hermanos
A atual campea, Argentina, caiu no Grupo J, onde terá confrontos diante de Argélia, Áustria e Jordânia, mais uma estreante em Mundiais. Diante de um grupo como esse, fica a pergunta: qual será a segunda colocada dessa chave?
Os primeiros jogos de Cristiano Ronaldo na sua última Copa
Na despedida do seu principal nome, Portugal encara Uzbequistão, Colômbia e a vencedora da repescagem entre Jamaica, República Democrática do Congo e Nova Caledônia. Vale lembrar que Cristiano Ronaldo pode alcançar a marca de 1000 gols na carreira até lá, ou durante a própria Copa do Mundo.
English Team reencontra adversários de 2018
Por fim, no Grupo L, a Inglaterra estreia diante da Croácia, algoz da semifinal em 2018, que vem de grandes campanhas nas duas últimas edições: 2° lugar na Rússia e 3° em 2022. Além da seleção “xadrez”, Gana e Panamá completam a chave. Aliás, a seleção caribenha também duelou com os ingleses em 2018, com vitória dos “Three Lions” por 6 x 1.
Datas e horários dos jogos da Copa do Mundo 2026
Neste sábado (6), a FIFA irá anunciar a tabela detalhada, com cronograma, data, horário e local de todos os 104 jogos da Copa do Mundo. Essa demanda é justamente por conta da questão dos fusos-horários de cada país, para que possamos ter horário acessível para ambos os países.

