Barcelona confirma fama de time da virada e supera Atlético de Madrid no Camp Nou

Culés alcançam seu 15º ponto em jogos de recuperação e seguem firmes na liderança

O Barcelona superou a forte defesa do Atlético de Madrid, uma das melhores desta temporada de LaLiga, e mostrou novamente que é a equipe da virada, alcançando seu 15º ponto nesse quesito ao bater o rival da capital por 3 a 1, nesta terça-feira (2), no Camp Nou. Os Colchoneros abriram o placar com Baena, mas os Culés contaram com Raphinha, Dani Olmo e Ferran Torres para sair com o triunfo no jogo antecipado da 19ª rodada da competição.

Raphinha coloca Barça no jogo

O Atlético de Madrid tentou ser um visitante indigesto, começou jogando com as linhas de marcação alta, tentando impedir o Barcelona de construir as jogadas. Tanto que os Culés tinham dificuldades de atravessar o grande círculo. Os comandados de Hansi Flick tiveram paciência e foram trocando passes até conseguirem a primeira finalização do clássico. Raphinha tabelou com Lewandowski, ele resolveu arriscar, mas mandou por cima da meta rojiblanca.

Porém, o Atleti conseguiu ser fatal quando teve a chance. Molina fez bom lançamento do meio-campo, o lateral encontrou Baena no buraco da defesa blaugrana. O camisa 10 teve apenas o trabalho de tocar na saída de Joan García para inaugurar o placar.

O Barcelona tentou correr atrás do prejuízo, pressionou e conseguiu incomodar mais a defesa adversária, que conseguia se livrar até com certa tranquilidade das investidas. Mas veio a estrela brasileira. Raphinha chamou a responsabilidade, gingou na frente de Oblak e escorou para o gol vazio. A equipe blaugrana teve a chance de virada, após Dani Olmo sofrer pênalti de Barrios. Contudo, faltou combinar com Lewandowski, que acabou isolando. O polonês tentou se redimir ao fazer um bom cabeceio na reta final. Aí, apareceu Oblak para salvar.

Imagem
Foto: Divulgação/Colconera

Virada e pressão colchonera

Empurrado pela torcida, o Barcelona respondeu partindo para o ataque, mas acabou arrancando aquele suspiro. Yamal, pela primeira vez, conseguiu ser mais agudo pelo lado direito e encontrou Raphinha livre do outro lado. O brasileiro acabou tirando demais e Oblak e tirou tinta da trave. O bom momento fazia o camisa 11 seguir sendo acionado e criando chances. Com o tempo, o Atlético de Madrid tentou dificultar.

Os Culés seguiram tendo paciência para rodar a bola, com Pedri sendo uma peça importante nessa questão. E foi através dele que surgiu a jogada da virada. O meia encontrou Dani Olmo partindo para o ataque, que deixou com Lewandowski. O centroavante fez a proteção e devolveu para o próprio Olmo bater com categoria no canto. A partida começou a ficar animada, com ambos os times se mandando para o ataque e, consequentemente, criando espaços para os contragolpes.

Aos 80′, os Colchoneros desperdiçaram a chance da igualdade. Almada recebeu em velocidade, se livrou de três marcadores e ainda deixou Joan García no chão, mas na hora do arremate, mandou para fora. O Atleti seguiu no ataque, no entanto, a defesa conseguiu sobressair. E nos acréscimos, o tento da tranquilidade. Balde encontrou Ferran Torres sem nenhuma marcação, que fechou a conta.

Situação e o que vem por aí

Com a vitória, o Barcelona aumenta a vantagem na liderança, chegando aos 37 pontos, quatro a mais que o Real Madrid, que ainda entra em campo na rodada antecipada. Já o Atleti é o quarto colocado, somando 31.

A bola volta a rolar para ambas as equipes no sábado (6). Às 14h30 (de Brasília), os Culés irão visitar o Betis, no Benito Villamarín, enquanto os Colchoneros irão para o País Basco, encarar o Athletic Bilbao, no San Mamés, às 17h (de Brasília).