Barcelona empata com Betis em LaLiga

Barcelona domina, mas não consegue sair do empate com Betis

Foto: Divulgação/Barcelona

Culés cederam igualdade para os visitantes, buscaram virar e pecaram no último passe

Com o tropeço do Real Madrid, o Barcelona entrou em campo sabendo que poderia ampliar a vantagem na liderança. Contudo, nem tudo saiu como o planejado. Os Culés empataram em 1 a 1 com o Betis, neste sábado (5), no Estádio Olímpico Lluís Companys, pela 30ª rodada de LaLiga. Apesar dos pesares, os blaugranas mantiveram a invencibilidade de 22 jogos, assim como os Verdiblancos, que não sabem o que é perder há oito jogos.

Barcelona pressiona, enquanto Betis reage

O cronometro nem marcava um minuto e o Barça levou um grande susto. Cucho Hernández
recebeu bom passe em profundidade. O goleiro Szczesny saiu mal do gol, teve a meta vazia, mas não soube aproveitar, mandado por cima do gol. Essa acabou sendo a arma dos Verdiblancos nos minutos iniciais, tentando ameaçar os mandando com enfiadas de bola. Contudo, os Culés foram entrando no jogo. Pedri testou Adrián, mas nada pode fazer quando Gavi recebeu belíssimo passe de Ferran Torres. O meia tocou na saída do camisa 13 para balançar as redes no seu centésimo jogo em LaLiga.

Com a vantagem no marcador, os blaugranas começaram a cadenciar o confronto. O Betis recuava, mas esperava o momento certo para atacar e assim encontrou a igualdade para competir com os adversários na bola parada. Lo Celso cobrou escanteio, o brasileiro Natan, mesmo sendo agarrado por Araújo, conseguiu subir e testar firme para o fundo do gol. O 1 a 1 deixou o duelo aberto, com o Barcelona empurrando os visitantes para seu campo de defesa. A equipe de Hansi Flick até chegava na área com certa facilidade, mas faltava caprichar no último passe.

Quando conseguiu, faltou paciência. Balde cruzou da linha de fundo, Ferran recebeu sozinho, teve a chance de dominar, tentou emendar de primeira e mandou à direita do gol. No meio disso, o Betis era valente, não baixando a cabeça para os líderes do campeonato e querendo jogo. Lamine Yamal incomodou a defesa do time de Andaluzia. Obrigou Adrián a espalmar, pegou a sobra e tentou novo arremate. Bartra apareceu bem no lance para bloquear.

Foto: Divulgação/Barcelona

Barça pressiona, mas falha nas finalizações

O ritmo do segundo tempo seguiu da mesma maneira: disputado. Controlando o meio-campo, Pedri deixou Koundé na medida para fazer o segundo tempo. O francês cortou para dentro e bateu com a canhota para a grande defesa de Adrián. Como o Barcelona estava buscando mais as jogadas pelo lado direito, Flick colocou Raphinha no lugar de Ferran, visando equilibrar o aproveitamento pelos lados do campo.

Assim se sucedeu. Os Culés alugaram mais o campo de defesa dos visitantes, trabalhando por ambas beiradas. Aos 75′, Yamal lançou Raphinha na área, mas Bartra rebateu o perigo. O brasileiro voltaria a ser acionado, tendo até liberdade, porém mandou rente ao lado do gol. Apesar de criar bastante, a equipe catalã seguia errando bastante no terço final. Em contrapartida, o Betis fazia um bom jogo na parte defensiva. Depois de ficar tanto recuado, os Verdiblancos voltaram a assustar Szczesny nos minutos finais. Natan soltou uma bomba de longe e o goleiro salvou.

Como fica?

Líder de LaLiga, o Barcelona chegou aos 67 pontos, quatro a mais que o rival Real Madrid. Por sua vez, o Betis está na quinta colocação, com 48.

Próximos desafios

Os Culés voltarão a entrar em campo na próxima quarta-feira (9), contra o Borussia Dortmund, em casa, às 16h (de Brasília), pelo primeiro jogo das quartas de final da Champions League. Já os Verdiblancos irão medir forças contra o Jagiellonia Bialystok, da Polônia, no dia seguinte, também às 16h (de Brasília), no Benito Villamarín, pela Conference League.