Marcus Rashford brilhou na estreia da Champions League 2025/26 e garantiu a vitória do Barcelona por 2 a 1 sobre o Newcastle, nesta quinta-feira (18), em St. James’ Park. O atacante inglês fez história ao se tornar o primeiro jogador de seu país a marcar pelo clube no torneio e apenas o segundo a balançar duas vezes contra um rival da Inglaterra defendendo uma equipe estrangeira. O triunfo reforçou ainda o domínio blaugrana diante dos ingleses, com apenas duas derrotas nos últimos 18 jogos de fase de grupos.
Newcastle é melhor, mas Barça tenta reagir
Contando com o apoio de sua torcida, os Magpies pressionaram o Barcelona nos minutos iniciais. Gordon chegou a ter grande oportunidade, mas acabou furando. Os Culés até que tentavam escapar pelos lados de campo, especialmente com Raphinha. Porém, a equipe de Eddie Howe se portava bem em campo, mesmo quando não tinha a bola, não deixando o adversário jogar e sufocando cada vez mais os visitantes.
Aos 22′, Bruno Guimarães acelerou com Elanga pelo corredor e cruzou. Barnes apareceu sozinho e finalizou rapidamente, mas Joan García evitou a inauguração do placar. Em grande jogo do Newcastle, o Barcelona só conseguiu criar algo perto na reta final do primeiro tempo. Sem alguém para desequilibrar, Lewandowski tentou arriscar e acabou sendo bloqueada. O centroavante insistiu, mas não pegou direito. Na sequência, Raphinha resolveu arriscar e mandou direto pela linha de fundo.

Rashford comanda vitória blaugrana
O Newcastle seguiu ditando o ritmo, mas o Barça foi mais feliz quando chegou ao ataque. Koundé cruzou na medida e Rashford teve apenas o trabalho de desviar para o fundo do gol. Os Culés aproveitaram o momento, algo que pouco aconteceu na etapa anterior, e contaram novamente com o inglês. Rashford passou por Tonali, chutou na entrada da área e acertou o ângulo de Pope, marcando os dois primeiros tentos com a camisa blaugrana.
Em St. James’ Park tímido, os Magpies tentaram alegrar os torcedores. Os visitantes quase fizeram o terceiro com Raphinha, em bom passe de Rashford, contudo, os comandados de Eddie Howe não desistiram. No fim, Murphy foi lançado na direita e colocou na medida para Gordon finalizar.
O que vem por aí
Ambos os times voltarão a entrar em campo nesse domingo (22). O Newcastle visita o Bournemouth, no Vitality Stadium, às 10h (de Brasília), pela Premier League. No mesmo dia, às 16h (de Brasília), o Barcelona encara o Getafe, em LaLiga, no Estádio Johan Cruyff.