Vasco elimina Botafogo nas penalidades e avança para as semifinais da Copa do Brasil

Cruzmaltino converte todas as cobranças, Léo Jardim defende cobrança de Alex Telles, e se classifica para a próxima fase

Vasco elimina Botafogo nas penalidades e avança para as semifinais da Copa do Brasil
Foto: Divulgação/Vasco

Nessa quinta-feira (11), o Botafogo enfrentou o Vasco no Nilton Santos, pelo jogo de volta das quartas de finais da Copa do Brasil, a partida terminou empatada em 1 a 1, e acabou sendo definida nas penalidades. O Gigante da Colina garantiu a vaga na próxima fase vencendo por 5 a 3, com Léo Jardim defendendo a cobrança de Alex Telles. O jogo de ida em São Januario também terminou em 1 a 1.

Intensidade, pênalti e emoção

O primeiro tempo foi intenso. O Botafogo começou pressionando o Vasco e criou a primeira oportunidade logo aos 6 minutos. Alex Telles cruzou na área, Barboza subiu mais que a defesa e cabeceou no canto, mas Léo Jardim fez a defesa. Aos 11, o Vasco perdeu Tchê Tchê, com dores na coxa, e Mateus Carvalho entrou em seu lugar. O Glorioso voltou a chegar aos 13, quando Jeffinho avançou pela esquerda e lançou Joaquim Correa em profundidade. O argentino levou até a linha de fundo, invadiu a área, mas acabou desarmado por Hugo Moura.

O primeiro gol da partida saiu para o Vasco. Após Coutinho ser puxado por Barboza, a arbitragem marcou a falta. O camisa 10 cruzmaltino bateu direto para o gol. Neto defendeu, mas soltou no meio da área, e Nuno Moreira aproveitou para cabecear firme e abrir o placar. O Botafogo seguiu pressionando em busca do empate. Aos 26 minutos, Alex Telles cobrou falta na área, Jeffinho desviou de cabeça, mas Léo Jardim defendeu sem dificuldade. A resposta do Gigante da Colina veio aos 29, com Rayan.

O jovem atacante fez boa jogada individual e finalizou para o gol de Neto, mas a bola saiu fraca e o goleiro do Fogão defendeu com tranquilidade. O Botafogo respondeu aos 33 minutos, com Jeffinho. Após erro de passe de Coutinho no meio, o camisa 47 alvinegro costurou a zaga vascaína, invadiu a área e chutou colocado. A bola desviou na defesa e saiu em escanteio.

Foto: Vítor Silva/Botafogo

Aos 40 minutos, o árbitro Rodrigo José Pereira de Lima marcou pênalti para o Botafogo. Após belo passe de Santi Rodríguez, Correa invadiu a área cruzmaltina e foi derrubado por Léo Jardim. Na cobrança, Alex Telles bateu firme no canto direito. O goleiro pulou no lado certo, mas não alcançou, e o Botafogo deixou tudo igual. Aos 46, uma bola levantada na área do Vasco gerou confusão. Arthur Cabral ajeitou para o meio, Léo Jardim saiu mal e a sobra ficou com Correa, que, sem ângulo, finalizou em cima de Lucas Freytas. Os minutos finais foram todos do Fogão.

Arthur Cabral voltou a assustar em cruzamento na área, cabeceando firme, mas a bola saiu à direita do gol. No último lance da primeira etapa, Mateo Ponte quase virou o placar. Em contra-ataque rápido, Santi lançou o lateral em profundidade, ele arriscou de longe, mas mandou por cima da meta de Léo Jardim.

Vontade, embate e boas oportunidades

O Vasco voltou para o segundo tempo com uma baixa importante. O lateral-esquerdo Lucas Piton sentiu lesão e deu lugar a Puma Rodríguez, improvisado, ainda no intervalo. O Botafogo manteve a postura agressiva e seguiu sufocando o adversário. Logo no início, Marlon Freitas encontrou Mateo Ponte, que levou até a linha de fundo e cruzou para Arthur Cabral. O camisa 98 cabeceou de peixinho, mas Paulo Henrique afastou o perigo para escanteio.

Aos 14 minutos, Coutinho quase recolocou o Vasco na frente. Vegetti ajeitou de cabeça, o camisa 10 driblou Barboza, passou por Alex Telles e finalizou colocado, mas mandou por cima. Pouco depois, o meia voltou a assustar: Paulo Henrique passou por Alex Telles e tocou para Coutinho, que bateu cruzado, mas a bola saiu em tiro de meta.

O Botafogo respondeu aos 21, quando Coutinho perdeu a bola no ataque. Arthur Cabral puxou o contra-ataque e rolou para Savarino, que entrou na área e finalizou cruzado. Léo Jardim defendeu bem. A pressão seguiu. Aos 25, Alex Telles levantou na área e Barboza testou firme para fora. Aos 37, Matheus Martins recebeu lançamento pela esquerda, bateu rasteiro e viu Léo Jardim salvar outra vez.

Imagem
Foto: Vyctor Santos/Pera Photo Press/Copa do Brasil

O Vasco reagiu aos 39 minutos. Matheus França cobrou falta na área, Lucas Freitas pegou a sobra e tentou novo cruzamento, mas Neto sofreu falta de ataque. Mesmo pressionado, o cruzmaltino ainda criou chance perigosa aos 41. Puma avançou pela esquerda e encontrou Vegetti. O argentino brigou com a marcação e conseguiu finalizar, mas Neto fez a defesa.

Com o empate mantido, a decisão foi para os pênaltis. O Vasco converteu todas as cobranças, contou com defesa de Léo Jardim na primeira batida do Botafogo e garantiu a classificação para a semifinal da Copa do Brasil.

Próximos jogos

O Botafogo retorna a campo nesse domingo (14), às 17h30 (horário de Brasília), contra o São Paulo, no Morumbis, em São Paulo, sendo a 23° rodada do Brasileirão.

Já o Vasco volta a campo no mesmo dia, às 20h30 (horário de Brasília), em São Januario, contra o Ceará, pela 23° rodada do Campeonato Brasileiro, buscando a vitória para se distanciar ainda mais da zona de rebaixamento.