Colombianos anotam três vezes diante de uma Bolívia sem reação
Não foi só um, nem dois, mas sim, foram três gols em Barranquilla. Na noite desta quinta-feira (4) a Colômbia venceu a Bolívia por 3 a 0, em partida válida pela penúltima rodada das Eliminatórias e está classificada para a Copa do Mundo de 2026 que vai ocorrer nos Estados Unidos, México e Canadá. Diante da sua torcida, James Rodríguez, Jhon Córdoba e Juanfer Quintero anotaram para equipe da casa.
Siga a Orb Sports no Instagram clicando aqui
James brilha e marca
O jogo começou animado e bem equilibrado em Barranquilla, com chances para os dois lados. Aos 12, James levantou bola precisa na área e Jhon Arias cabeceou, obrigando o goleiro Lampe a fazer sua primeira defesa. Logo na sequência, Richard Ríos arriscou de fora da área com muita força, o goleiro boliviano espalmou para frente e Córdoba ainda conseguiu finalizar, mas desviou e saiu em escanteio.
Aos 16, a seleção boliviana respondeu com Miguelito arriscando em cobrança de falta da intermediária, batendo direto para o gol. A bola passou muito perto, raspando a trave de Vargas e levando perigo ao time da casa. Em seguida, quase que a Colômbia abriu o placar. Pela esquerda, Díaz cruzou na medida para James, que nem precisou saltar para cabecear, mas Lampe salvou, defendendo com a canela e mantendo o placar inalterado.
Siga a Orb Sports no X (antigo Twitter) clicando aqui
A pressão colombiana seguia em alta e de tanta insistência o gol saiu. Aos 30, Luis Díaz, como um meia, encontrou Santi Arias pela direita. O lateral novamente cruzou rasteiro para a área e, desta vez, encontrou James Rodríguez livre. O capitão da seleção finalizou de primeira, no canto direito, sem chances para o goleiro, abrindo o placar em Barranquilla: 1 a 0 Colômbia.
Após o gol, a Bolívia passou a se lançar mais ao ataque. Principalmente pelo lado esquerdo do ataque, mas sem sucesso. Já os mandantes recuaram suas linhas, administrando a vantagem.
Colômbia amplia e se garante na Copa
A partida recomeçou com superioridade colombiana ainda mais evidente. A equipe do capitão e camisa 10, James Rodríguez seguiu pressionando e não demorou para ampliar o placar. Aos 28, em jogada iniciada desde a defesa, a seleção da casa saiu em velocidade. Quintero lançou Jhon Córdoba, que avançou e, com a perna direita, bateu firme no ângulo de Lampe, colocando Los Cafeteros no Mundial.
Não satisfeitos, a equipe colombiana seguiu ditando às rédeas do jogo e ainda colocaram mais uma bola nas redes. Aos 38, Luiz Díaz, em jogada pela esquerda, cruzou e a bola atravessou toda a área para chegar no pé de Quintero, que com classe finalizou de perna esquerda para o fundo do gol, dando início à grande festa da torcida colombiana pela vaga na Copa do Mundo de 2026.
Mas, e agora?
Com a vitória, a Colômbia chegou aos 26 pontos e subiu para o quarto lugar, garantindo sua vaga direta. Já a Bolívia, com 18 pontos, está matematicamente eliminada da disputa.
Sequência
Para a última rodada das Eliminatórias Sul-Americanas, a já classificada Colômbia vai enfrentar a Venezuela fora de casa, na próxima terça-feira (9), às 20h30, no Estádio Monumental de Maturín. No mesmo dia e horário, a Bolívia recebe o Brasil em El Alto.