Colômbia goleia Bolívia e adianta classificação para Copa do Mundo 2026 em Barranquilla

Colombianos anotam três vezes diante de uma Bolívia sem reação

Não foi só um, nem dois, mas sim, foram três gols em Barranquilla. Na noite desta quinta-feira (4) a Colômbia venceu a Bolívia por 3 a 0, em partida válida pela penúltima rodada das Eliminatórias e está classificada para a Copa do Mundo de 2026 que vai ocorrer nos Estados Unidos, México e Canadá. Diante da sua torcida, James Rodríguez, Jhon Córdoba e Juanfer Quintero anotaram para equipe da casa.

Siga a Orb Sports no Instagram clicando aqui

James brilha e marca

O jogo começou animado e bem equilibrado em Barranquilla, com chances para os dois lados. Aos 12, James levantou bola precisa na área e Jhon Arias cabeceou, obrigando o goleiro Lampe a fazer sua primeira defesa. Logo na sequência, Richard Ríos arriscou de fora da área com muita força, o goleiro boliviano espalmou para frente e Córdoba ainda conseguiu finalizar, mas desviou e saiu em escanteio.

Aos 16, a seleção boliviana respondeu com Miguelito arriscando em cobrança de falta da intermediária, batendo direto para o gol. A bola passou muito perto, raspando a trave de Vargas e levando perigo ao time da casa. Em seguida, quase que a Colômbia abriu o placar. Pela esquerda, Díaz cruzou na medida para James, que nem precisou saltar para cabecear, mas Lampe salvou, defendendo com a canela e mantendo o placar inalterado.

Siga a Orb Sports no X (antigo Twitter) clicando aqui

A pressão colombiana seguia em alta e de tanta insistência o gol saiu. Aos 30, Luis Díaz, como um meia, encontrou Santi Arias pela direita. O lateral novamente cruzou rasteiro para a área e, desta vez, encontrou James Rodríguez livre. O capitão da seleção finalizou de primeira, no canto direito, sem chances para o goleiro, abrindo o placar em Barranquilla: 1 a 0 Colômbia.

Após o gol, a Bolívia passou a se lançar mais ao ataque. Principalmente pelo lado esquerdo do ataque, mas sem sucesso. Já os mandantes recuaram suas linhas, administrando a vantagem.

Colômbia amplia e se garante na Copa

A partida recomeçou com superioridade colombiana ainda mais evidente. A equipe do capitão e camisa 10, James Rodríguez seguiu pressionando e não demorou para ampliar o placar. Aos 28, em jogada iniciada desde a defesa, a seleção da casa saiu em velocidade. Quintero lançou Jhon Córdoba, que avançou e, com a perna direita, bateu firme no ângulo de Lampe, colocando Los Cafeteros no Mundial.

Não satisfeitos, a equipe colombiana seguiu ditando às rédeas do jogo e ainda colocaram mais uma bola nas redes. Aos 38, Luiz Díaz, em jogada pela esquerda, cruzou e a bola atravessou toda a área para chegar no pé de Quintero, que com classe finalizou de perna esquerda para o fundo do gol, dando início à grande festa da torcida colombiana pela vaga na Copa do Mundo de 2026.

Mas, e agora?

Com a vitória, a Colômbia chegou aos 26 pontos e subiu para o quarto lugar, garantindo sua vaga direta. Já a Bolívia, com 18 pontos, está matematicamente eliminada da disputa.

Sequência

Para a última rodada das Eliminatórias Sul-Americanas, a já classificada Colômbia vai enfrentar a Venezuela fora de casa, na próxima terça-feira (9), às 20h30, no Estádio Monumental de Maturín. No mesmo dia e horário, a Bolívia recebe o Brasil em El Alto.