Medalha de prata! Conjunto brasileiro conquista pódio inédito no Mundial

Conjunto brasileiro conquista prata histórica no Mundial do Rio, com recorde pessoal e atuação ovacionada pela torcida; Japão assume o topo com leve vantagem na prova mista

Na tarde deste sábado (23), o Conjunto brasileiro de ginástica rítmica entrou para a história da modalidade ao conquistar, de forma inédita, a medalha de prata no All-Around em um Campeonato Mundial, ficando atrás apenas do Japão. Na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro, o Brasil protagonizou um espetáculo emocionante, aplaudido de pé pela torcida presente.

Com a melhor performance da história, as Leoas encerraram a primeira fase na liderança do grupo A e, com um total de 55.250 pontos na soma das duas séries, garantiram o lugar mais alto do pódio de forma incontestável.

Siga a Orb Sports no X (antigo Twitter) clicando aqui

As nossas atletas seguem escrevendo uma trajetória inédita para a ginástica rítmica brasileira, com a soma de 55.250 pontos no total. O conjunto brasileiro mantinha o seu mérito ao decorrer da competição, até que as japonesas mostraram melhor desempenho na prova mista com 28.300 pontos, resultado a soma de 55.550 pontos no aproveitamento total no primeiro dia da competição do conjunto.

Conjunto brasileiro se apresenta na prova mista (Foto: Divulgação/ FIG)

A estreia do conjunto brasileiro com os aparelhos mistos (bolas e arcos) foi marcada por uma apresentação limpa, bela e de altíssima qualidade, que rendeu 27.850 pontos, garantindo o primeiro lugar na tabela desta etapa da competição.

Acompanhe o vídeo

Conjunto brasileiro fitas em primeiro lugar (Foto: Divulgação/CBG)

Na série com fitas, as Leoas continuaram na disputa pelo pódio histórico e conquistaram a segunda melhor nota da prova, com 27.400 pontos. Apesar de um pequeno erro de execução, o resultado encheu o público brasileiro de orgulho e esperança com grande satisfação para as atletas.

A emoção da torcida brasileira

As ginastas revelaram que a torcida brasileira é contagiante. Para se manterem concentradas, elas treinavam ao som da torcida do Flamengo, buscando se acostumar com a intensidade da energia vinda das arquibancadas:

“Tenho certeza. Acho que o que a gente está vivendo agora é o que eles passaram para gente ali, na hora da apresentação. Claro que a gente tem que manter a pose, né? Estar concentradas. A gente treinou muito, e exatamente como imaginamos, foi até melhor do que esperávamos. Mas colocávamos a torcida do Flamengo nos treinos para tentar chegar perto… E, mesmo assim, nem se compara com a torcida de hoje”, disse Nicole Pírcio à Cazé TV.

Evolução brasileira no Mundial

Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica 2022 (Foto: Ricardo Bufolin/CBG)

Em 2023, o Brasil chegou perto do pódio no Campeonato Mundial. Na final dos cinco arcos, empatou com a Itália na quarta colocação, mas, de acordo com o critério de desempate, a pontuação de execução italiana foi superior, garantindo à Itália o terceiro lugar.

No ano anterior, o Brasil manteve uma excelente campanha: terminou a prova geral na quinta posição e ficou em quarto lugar na final dos cinco arcos. No conjunto geral, que distribuiu as primeiras vagas dos Jogos Olímpicos Paris 2024 na modalidade, o Brasil ficou na quinta colocação com 60.700 pontos, quatro posições acima do resultado de 2021.

Siga a Orb Sports no Instagram clicando aqui

Próxima etapa

O Brasil, Japão, Espanha, China, Israel, Uzbequistão, Bulgária, Polônia e Alemanha, retornarão ao tablado carioca, neste domingo(24), a partir de 12h45, nas finais do Mundial por aparelho do conjunto com as cinco fitas e misto de bolas e fitas. As Leoas seguem em segundo lugar nas duas modalidades na primeira etapa da competição.