Vitória por 3 a 1 em Ningbo garante segundo pódio do país na história da competição e encerra jejum desde 2022
O Brasil voltou ao pódio da Liga das Nações de Vôlei (VNL) neste domingo em Ningbo, na China. A seleção masculina derrotou a Eslovênia por 3 sets a 1, parciais de 23/25, 25/20, 25/23 e 25/19, e conquistou a medalha de bronze. O resultado encerra um intervalo de quatro anos sem medalhas na competição e representa o segundo pódio do país na história do torneio, depois do título de 2021.
Foi também a primeira conquista em torneios de alto nível desde o terceiro lugar no Campeonato Mundial de 2022. Menos de 24 horas antes, a equipe havia perdido para a Polônia na semifinal. Os poloneses ficaram com o título ao bater a Itália por 3 a 0.
Siga a Orb Sports no X (antigo Twitter) clicando aqui
Alan foi o principal pontuador brasileiro, com 18 pontos, seguido por Matheus Pinta, que marcou 11, e Arthur Bento, com nove. O Brasil levou a melhor nos bloqueios (11 a 7) e nos saques diretos (5 a 2), além de se beneficiar de mais erros do adversário. Rok Možič foi o destaque da Eslovênia, com 21 pontos.
Como foi o jogo
O início foi equilibrado. No primeiro set, o Brasil chegou a abrir 21 a 19, mas permitiu a virada e viu a Eslovênia fechar em 25 a 23. A reação veio no segundo set. Com maior volume de jogo e controle nas ações, a seleção abriu vantagem e empatou a partida com 25 a 20.
Siga a Orb Sports no Instagram clicando aqui
O terceiro set começou com domínio europeu, que chegou a abrir cinco pontos. A seleção brasileira buscou a igualdade e virou no fim. Um ace de Darlan garantiu o 25 a 23 e deixou o Brasil em vantagem. No quarto set, o placar ficou parelho no início, mas a seleção deslanchou, abriu oito pontos e confirmou a vitória com 25 a 19.