agosto 11, 2025

Ana Cristina lidera vitória do Brasil sobre a República Dominicana na VNL

Ana Cristina lidera vitória do Brasil sobre a República Dominicana na VNL
Foto: Divulgação/VNL

Ponteira marca 26 pontos e comanda o triunfo por 3 a 0 em Istambul, que coloca o Brasil na terceira posição da VNL

O Brasil não foi perfeito, mas contou com o brilho de Ana Cristina para ganhar da República Dominicana por 3 sets a 0 (23/25, 18/25 e 20/25), na manhã deste sábado (21), em Istambul, na Turquia, pela segunda semana da Liga das Nações de Vôlei (VNL).

A ponteira foi a maior pontuadora da partida, com 26 pontos e da Seleção Brasileira, sendo o melhor desempenho da camisa 12 no torneio. Bem atrás dela aparece Yonkaira Peña, com 13. As xarás Julia Bergmann, com 11, e Julia Kudiess, com oito, também se destacaram no triunfo verde e amarelo.

O jogo República Dominicana x Brasil

Primeiro set

As dominicanas aproveitaram os erros do Brasil para abrirem três pontos de vantagem, mas aos poucos as comandadas de Zé Roberto foram se encontrando no confronto e Julia Kudiess diminuiu para 5/4 em boa china. Ana Cristina foi fundamental, defendendo e pontuando na pipe (7/7). A partida seguiu equilibrada, com as equipes trocando pontos. A Seleção Brasileira té chegou a virar no marcador, porém, seguia pecando, principalmente no saque. Julia Bergmann colocou o time verde e amarelo no set point ao virar na saída de rede. A República Dominicana tentou empatar, mas atacou para fora (23/25).

Segundo set

Assim como na etapa anterior, as dominicanas iniciaram forte. Gaila chegou a fazer 5/2 ao acertar o fundo de quadra. No entanto, a Seleção contou com o bom volume de Ana Cristina, Kudiess e Bergmann para empatar (7/7). Macris chamou Bergmann no fundo de quadra, a ponteira observou o bloqueio sendo montando e deu uma largada para deixar o Brasil com vantagem (10/12). A República Dominicana contou com a virada de Brayelin Martínez na sequência. Porém, a equipe verde e amarela contou com o bom aproveitamento de Ana Cristina e erro das adversárias para seguir na frente do placar, com 13/16. Tainara cresceu na reta final, aumentando a diferença para cinco pontos (14/19). Em ótimo momento e variando o repertório, Ana Cristina virou todas as bolas até o set ser fechado em 18/25.

Terceiro set

O Brasil começou melhor a última etapa. Logo início, Ana Cristina foi protagonista em um grande rally, tratando de carimbar o chão (1/3). Contudo, a República Dominicana tomou à frente do placar, com Yonkaira Peña explorando o bloqueio (6/3). Ana Cristina aproveitou diagonal curta para encurtar a diferença para 6/5. O Brasil conseguiu voltar a liderar o marcador, mas as dominicanas trataram de deixar 13/13, com Brayelin Martínez. As adversárias passaram a errar e as brasileiras voltaram a liderar e administarar a vantagem. Bergmann fechou o rally com uma largada, fazendo 16/19. Com uma certa folga, Zé Robertou colocou Gabi em quadra, no lugar de Tainara, visando dar ritmo a camisa 10. Gaila e Peña atacaram para fora, contribuindo para a Seleção Brasileira acabar com o jogo (20/25).

Brasil sobe na tabela e tem duro confronto pela frente

Com a vitória, a Seleção Brasileira subiu para o terceiro lugar, somando 17 pontos — dois a menos que a líder Itália. As comandadas de Zé Roberto voltarão a entrar em quadra neste domingo (22), às 13h30 (de Brasília), contra a Turquia, que ocupa a quarta colocação da VNL.

By Izabelle França

Jornalista com olhar voltado ao esporte em suas múltiplas formas e à cena internacional. Cinéfila por paixão, interessa-se por histórias que conectam pessoas, culturas e contextos.

Matérias relacionadas