Alexia Putellas escreveu mais um capítulo na história do futebol espanhol. A meia do Barcelona marcou dois gols na vitória da Espanha por 4 a 0 sobre a Suécia, pela partida de ida das semifinais da Nations League Feminina, em Málaga, e se isolou como a segunda maior artilheira da história da seleção.
Com os gols, Alexia chegou a 39 e ultrapassou Vero Boquete, que tinha 38. Agora, a capitã da Roja está atrás apenas de Jenni Hermoso, líder isolada do ranking com 57.
Além do recorde, o jogo marcou a estreia de Sonia Bermúdez no comando da seleção e uma atuação de gala da camisa 11. Foi Alexia quem abriu o placar com uma cobrança de falta precisa, comandou o meio-campo e mostrou que voltou ao seu melhor nível físico e técnico após a grave lesão no joelho sofrida em 2022.

Alexia é recordista em aparições com La Roja e atuou de forma diferente
Duas vezes melhor jogadora do mundo, Putellas ficou surpresa com a nova marca atingida e ressaltou que não pensa em ultrapassar Jenni Hermoso na artilharia.
“Eu não sabia. É um luxo estar nessa lista. São grandes lendas que marcaram uma era na seleção. Estar lá em cima com a Jenni, que ainda joga. Não há rivalidade, ela já tem muitos gols. E eu sou meio-campista, então é difícil ter chances de fazer gols. Sei que sempre tenho algumas chances e tento ser eficaz”, afirmou Alexia.
A jogadora também comentou o golaço de falta que abriu o caminho da vitória. Ela explicou o que passou pela cabeça no momento da batida e como percebeu que a bola tinha destino certo.
“No momento em que você chuta, já sabe se pegou bem ou não. Eu senti a bola e sabia que estava indo muito bem”, contou.

Aos 31 anos, Alexia Putellas soma 139 jogos pela seleção espanhola, o maior número da história. Durante a partida, a meia atuou de forma diferente, à frente das defensoras, buscando jogo para melhorar a saída de bola da La Roja. La Reina comentou que está entendo o novo papel e espera executar da melhor maneira possível.
“Tenho me sentido muito bem. A Sonia me pediu para ajudar na movimentação da bola, para organizar o time naquela área do campo e, nos três últimos quartos, para ter aquele ataque e aquela liberdade. Tivemos apenas alguns dias, então estamos apenas começando, entendendo o novo papel que ela quer de mim e tentando alcançá-lo perfeitamente, ou pelo menos próximo da perfeição”, explicou a camisa 11.

