“Não tinha caráter de concussão”, diz Arthur Elias sobre pancada em Yaya na Copa América

Técnico explicou por que manteve a jogadora em campo após o choque e reforçou confiança no grupo para a semifinal

“Não tinha caráter de concussão”, diz Arthur Elias sobre pancada em Yaya na Copa América
Foto: Lívia Villas Boas / CBF

A Seleção Brasileira segurou o empate por 0 a 0 com a Colômbia mesmo jogando com uma a menos desde os 22 minutos do primeiro tempo. A expulsão da goleira Lorena obrigou o time a se reorganizar cedo. O resultado garantiu o Brasil na primeira colocação do grupo B da Copa América Feminina. Na semifinal, a equipe enfrenta o Uruguai, na terça-feira (29), às 21h (de Brasília), em busca de uma vaga na decisão.

Siga a Orb Sports no Instagram clicando aqui

Com um time misto em campo, o Brasil apostou em controle defensivo e resistência. A Colômbia pressionou, mas não conseguiu furar a marcação. O técnico Arthur Elias valorizou o desempenho coletivo e destacou o nível da competição.

“Na minha avaliação, jogamos melhor que a Colômbia. Outras jogadoras puderam atuar, isso é muito bom para a parte coletiva. Sabemos que precisamos evoluir e fazer uma grande semifinal e depois uma grande final para merecer o título”, afirmou.

Ele também reforçou a importância de usar o torneio como preparação para o próximo ciclo: “Sair daqui com o nosso grande objetivo e uma base, um fortalecimento de identidade, do grupo, para que chegue forte na Copa do Mundo em 2027”, completou.

Siga a Orb Sports no X (antigo Twitter) clicando aqui

Seleção poderá ter mais um desfalque

O jogo também teve um momento tenso nos minutos finais. Yaya levou uma pancada na cabeça ao levar uma bolada no rosto de Tarciane e caiu no gramado. A comissão chegou a acionar o protocolo de concussão, mas decidiu mantê-la em campo.

“Perderia essa oportunidade de simplesmente desinchar o olho e poder estar à disposição, que é um plano de utilizá-la também. A decisão é obviamente difícil, porque já tínhamos uma a menos, uma jogadora que estava com uma visão restrita. Jogar dentro dessa circunstância é difícil, não é ideal, mas pelo que foi me passado do departamento médico que não tinha caráter de concussão”, disse.

Yaya será reavaliada nos próximos dias. A presença dela na semifinal ainda depende da evolução do quadro.