Carlo Ancelotti não escondeu a insatisfação após a derrota da Seleção Brasileira por 3 a 2 para o Japão, nesta terça-feira (14), no Estádio de Tóquio. Em coletiva, o técnico reconheceu as falhas da equipe e destacou que o time precisa aprender com o resultado negativo.
“Não está tudo bem, não. Quando a equipe perde, estamos incomodados, isso é normal. Todo mundo está incomodado. Não gosto de perder, nem os jogadores. Temos que aprender com essa derrota, como sempre no futebol”.
O treinador avaliou que o Brasil vinha controlando o jogo até o primeiro gol japonês, mas perdeu o equilíbrio emocional depois do erro na saída de bola.
“Acho que o jogo de hoje, até o erro do Fabrício (no primeiro gol), estava bem controlado. Depois, eu tenho muito claro o que passou. A equipe caiu mentalmente depois do primeiro erro. Isso foi o maior erro da equipe”.
Para Ancelotti, o problema não esteve apenas nas falhas individuais, mas na forma como o grupo reagiu a elas.
“Os erros individuais não afetam na presença de um jogador na equipe. O que temos que avaliar é a reação da equipe depois do primeiro erro, que não foi boa porque perdemos um pouco do equilíbrio no campo, do pensamento positivo. É uma boa aula para o futuro”.
Lições e aprendizado para o futuro
Ancelotti também reconheceu o mérito do adversário e ressaltou a necessidade de o Brasil manter equilíbrio e constância ao longo dos jogos.
“Creio que o Japão jogou muito bem a segunda parte, colocando mais pressão na nossa equipe na frente. Tínhamos mais dificuldade na saída da bola. O Japão aproveitou as oportunidades”.
O técnico afirmou que o desempenho irregular entre os dois tempos deve servir de lição.
“Há coisas que precisamos aprender no jogo de hoje, sobretudo no segundo tempo. Acho que temos que ter equilíbrio no que fazer. A equipe jogou muito bem contra a Coreia, jogou bem no primeiro tempo e muito mal no segundo. É um processo, e na Copa do Mundo temos que ter equilíbrio. Temos que aprender com os erros na segunda parte. O maior erro do time foi não ter boa reação depois do primeiro gol”.
Com o fim da Data Fifa de outubro, o Brasil encerra a série de amistosos asiáticos com uma vitória e uma derrota. O próximo compromisso da Seleção será em novembro, contra seleções africanas, visando a preparação para o Mundial de 2026.