João Fonseca superou a experiência de Thiago Monteiro em sets diretos e avançou às oitavas de final do ATP 500 do Rio. A vitória marcou o primeiro triunfo do jovem de 19 anos em 2026, encerrando a sequência de eliminações precoces na temporada.
O primeiro set foi muito equilibrado, ambos trabalharam nas confirmações de seus serviços. O saque foi o fundamento mais explorado, somando 11 aces nessa parcial.
Apesar de cometer erros não forçados na tentativa de acelerar as jogadas, Fonseca levou o jogo para o tie-break e conseguiu o mini-break, abrindo 4-0. Elevando o nível, ele fechou em 7-1, aliviando a pressão para o próximo set.
Monteiro não conseguiu recuperar a confiança e o ritmo no segundo set, recebendo a quebra no primeiro serviço e abrindo margem de 3-0 para o carioca, que puniu o cearense com o seu forehand agressivo. Em 40 minutos, o set resultou em 6-1.
Siga a ORB SPORTS no Instagram clicando aqui
A vitória representa não apenas o fim do jejum do jovem brasileiro, mas também um momento simbólico de transição entre gerações, já que Monteiro foi por anos a principal referência do país no circuito.
Brilhando nas duplas
Fonseca segue em destaque ao lado de Marcelo Melo na chave de duplas. Já classificados para a semifinal, os brasileiros venceram Burruchaga/Pellegrino e Gonzales/Molteni em sets diretos e aguardam a definição dos próximos adversários.
Calendário
Confira os horários das próximas partidas de Fonseca e Monteiro:
Quinta-feira (19)
João Fonseca x Ignacio Buse – 19h, Oitavas de Final
Sexta-feira (20)
João Fonseca/Marcelo Melo x WQF3 – 16h, semifinal
Thiago Monteiro deve se apresentar na ATP 250 de Santiago, no Chile, no final de fevereiro.
Siga a ORB SPORTS no X (antigo Twitter) clicando aqui

