Gabriel Bortoleto participou do último dia da sessão de testes secretos da Fórmula 1 na Espanha, nesta sexta-feira (30). O piloto havia ido à pista apenas no primeiro dia, na segunda-feira, em Barcelona, mas teve o tempo limitado por um problema técnico no carro, apelidado de R26.
De acordo com números extraoficiais, o brasileiro completou 66 voltas com o carro da Audi 2026 nesta manhã. O piloto admitiu que a equipe ainda enfrenta alguns problemas neste período de shakedown, mas destacou que o trabalho está seguindo na direção correta.
Siga a ORB SPORTS no Instagram clicando aqui
“O shakedown é literalmente só para colocar o carro na pista e testar se tudo está funcionando. É óbvio que a gente esperava ter problemas. Tivemos alguns aqui e ali, mas é para isso que o shakedown serve. Fico feliz porque conseguimos garantir algumas voltas pela manhã. Estamos indo na direção certa”, disse.
Gabriel ressaltou que o dia foi positivo, apesar dos contratempos no início das atividades. Segundo ele, foi possível acumular quilometragem importante e entender melhor o comportamento do carro.
“O dia foi positivo. Perdemos algumas horas no começo com problemas, mas assim que resolvemos, conseguimos completar um bom número de voltas, embora não tanto quanto eu gostaria. Já é um começo para mim, porque no meu primeiro dia praticamente não consegui andar. Foi bem positivo poder entender um pouco mais do carro e fazê-lo rodar bastante”, afirmou.
Bortoleto também comentou sobre a expectativa de evolução do carro para o próximo teste, que será realizado no Bahrein.
“Agora preciso voltar para a fábrica, trabalhar um pouco no simulador e entender o que podemos melhorar no carro. Obviamente teremos muitas mudanças no Bahrein: pista nova, clima diferente. Tudo muda. Espero que a gente consiga evoluir o carro para o próximo teste”, completou.
As próximas duas sessões de testes acontecerão no Bahrein, no circuito de Sakhir. A primeira será entre os dias 11 e 13 de fevereiro, e a segunda entre os dias 18 e 20 do mesmo mês. Diferentemente dos testes na Espanha, essas atividades serão abertas à imprensa e terão cobertura na televisão.
A temporada da Fórmula 1 terá início no dia 8 de março, com o GP da Austrália.
Siga a ORB SPORTS no X (antigo Twitter) clicando aqui

