Na noite desta quinta-feira (5), Vasco e Chapecoense voltaram a campo pelo Brasileirão, em São Januário. Em um primeiro tempo de alta intensidade, o time carioca saiu vaiado ao intervalo, voltou para o segundo tempo e marcou logo cedo com Puma Rodríguez. No entanto, deu espaço à Chape nos minutos finais, sofreu empate com golaço de falta de Jean Carlos e segue sem vencer no Brasileirão.
Mesmo com superioridade, Vasco é vaiado ao intervalo
Nos primeiros minutos, o Vasco começou melhor e com mais posse de bola, porém sem criar chances claras de gol. Por outro lado, a Chapecoense tentava explorar o contra-ataque. Durante a metade da etapa inicial, o Gigante da Colina pressionou a saída de bola da Chape em diversas ocasiões, com boa presença de Philippe Coutinho e Andrés Gómez no campo de ataque.
Mas, por outro lado, havia Léo Vieira, goleiro do Verdão, em noite de gala em São Januário. Além disso, a trave, na cabeçada de Brenner, também não permitiu a abertura de placar da equipe carioca. Após o momento de pressão entre os 20 e 30 minutos, o Vasco passou a trocar passes e cadenciar o jogo. Até que, aos 40′, Brenner marcou para o Vasco, mas o gol não foi validado, por conta de uma falta de Puma Rodríguez sobre o goleiro da Chape no decorrer da jogada.
No último lance do primeiro tempo, Coutinho, de falta e com desvio no caminho, acertou a trave e quase abriu o placar. Mesmo com toda essa pressão e superioridade, o torcedor vascaíno vaiou a equipe após o apito final dos primeiros 45 minutos.
Vasco dribla gramado instável e sai na frente, mas tem golpe duro de Jean Carlos
Sob muita chuva, decorrida durante o intervalo, o Vasco repetiu o cenário da etapa inicial e encurralou a Chape no campo de defesa. O primeiro lance perigoso saiu aos 6′, com Puma, que finalizou rasteiro, de dentro da área, para a defesa de Léo Vieira. Aos 8′, em cima da linha, Victor Caetano salvou o chute de Lucas Piton e impediu o atleta vascaíno de marcar o primeiro gol.
No entanto, aos 9′, não deu para evitar e, após cruzamento de Andrés Gómez, Puma apenas completou para as redes: 1 a 0 Vasco. Após cobrança de falta de Philippe Coutinho, Brenner, mais uma vez, parou na trave e, no rebote, em Léo Vieira. Apenas aos 28′, a Chape chegou ao ataque, com assistência de Jean Carlos e finalização de Marcinho, que chutou cruzado para fora. Da mesma forma, aos 39′, Garcez carregou e limpou a marcação para finalizar à esquerda do gol vascaíno, com perigo.
Até que, aos 45′, em cobrança de falta de muito longe, Jean Carlos acertou o chute na gaveta e empatou a partida em São Januário, 1 a 1. Na última oportunidade de sair com a vitória, o Vasco chegou ao ataque com Puma Rodríguez, que mandou na área e David, de cabeça, parou em Léo Vieira, que garantiu um empate valioso para a Chapecoense.
Vasco x Chapecoense no Brasileirão
Com o empate, o Vasco soma o primeiro ponto do Brasileirão 2026, mas com o sabor amargo de deixar a vitória escapar. Por outro lado, a Chape comemora um ponto fora de casa e segue sem perder no Brasileirão, com quatro pontos em duas rodadas.
Na sequência, o próximo compromisso do Vasco é pelo Campeonato Carioca, no próximo domingo (8), às 18h, em São Januário, diante do Botafogo. Pelo Brasileirão, o Cruzmaltino volta a campo contra o Bahia, também na Colina, às 21h30 de quarta (11).
Da mesma forma, a Chape volta as atenções para o Estadual, onde enfrenta o Criciúma, às 19h de domingo (8). No Brasileirão, o Verdão do Oeste terá o Coritiba, às 19h de quarta-feira (11).

