Sport derrota Santa Cruz no fim e garante vaga na semifinal do Pernambucano

Gol de cria da base aos 47 do segundo tempo decide o Clássico das Multidões na Ilha do Retiro

Foto: Paulo Paiva/Sport Recife

Pela última rodada da primeira fase do Campeonato Pernambucano, os eternos rivais Sport x Santa Cruz se enfrentaram na Ilha do Retiro neste sábado (31). Mesmo com muitas chances de gol durante a partida, o Leão da Ilha conseguiu a vitória apenas no final da partida, em gol marcado por prata da casa. Vitória importante para colocar a equipe rubro-negra nas semifinais da competição.

Siga a ORB SPORTS no Instagram clicando aqui

Sport largou na frente, mas resposta do Santa foi imediata

Com boas tentativas iniciais, o Santa Cruz começou melhor, mas o Sport foi quem chegou com perigo, no chute de Yago Felipe, de fora da área, para a defesa de Rokenedy. Aos 20′, o Sport chegou a marcar, após cruzamento de Felipinho e conclusão de Gustavo Coutinho, de cabeça, na segunda trave, mas o lance foi anulado no VAR por impedimento.

Porém, aos 27′, Marcelo Ajul concluiu o escanteio de Barletta de cabeça, mas a bola bateu no braço de Matheus Vinicius e, após revisão no VAR, o árbitro Paulo Belence marcou pênalti para o Sport. Na cobrança, Gustavo Coutinho escolheu o canto direito, Rokenedy também, mas não deu para o goleiro coral defender, 1 x 0 Sport.

No entanto, a resposta da equipe tricolor não demorou muito e, aos 38′, Alex Ruan encontrou Patrick Allan, que finalizou, Halls defendeu, mas no rebote, Eurico aproveitou e mandou para as redes, 1 x 1 na Ilha. Já nos acréscimos, o Sport, com Barletta, tentou por duas vezes sair com a vitória antes do intervalo, mas Rokenedy defendeu as duas oportunidades.

Cria da base do Sport decidiu o clássico

Logo no início, o Santa tenta a virada, com Matheus Vinicius, mas a bola saiu pela linha de fundo. Em resposta, aos 5′, Augusto Pucci bateu bem de canhota com muito perigo à meta coral. Aos 12′, Yago Felipe lançou bola para Gustavo Coutinho, que dominou e finalizou por cima do gol.

Mais tarde, aos 28′, Gustavo Maia cruzou e Barletta concluiu, de cabeça, mas Rokenedy fez grande defesa e evitou o gol rubro-negro. Aos 39′, o ex-Colorado Carlos De Pena cobrou falta, de longe, para Rokenedy espalmar e evitar mais uma tentativa de gol do Sport.

Mais uma vez Rokenedy, aos 43′, na ocasião, o arqueiro coral segurou a cabeçada de Zé Roberto. Após toda essa pressão, o Sport conseguiu marcar aos 47′, após cabeçada de Marcelo Ajul, assistência de Zé Roberto e finalização de Micael, destaque da base do Leão, que decidiu o placar da partida, 2 x 1 para o Rubro-negro da Ilha.

Siga a ORB SPORTS no X (antigo Twitter) clicando aqui

Sport x Santa Cruz no Pernambucano

Com a vitória, o Sport segue sem perder o Clássico das Multidões na Ilha do Retiro há seis anos (2 x 1 em 2020). Além disso, o Leão da Ilha garante vaga direta nas semifinais do Campeonato Pernambucano e espera o vencedor do duelo entre Retrô x Maguary.

Por outro lado, o Santa Cruz sai derrotado de mais um clássico no Estadual, e terá que jogar, diante do Decisão, em busca de uma das outras duas vagas para as semifinais da competição. Caso consiga a classificação, o Tricolor do Arruda enfrenta o Náutico, visando a final do Pernambucano. Vale lembrar que a equipe coral está, também, desde 2020, sem jogar uma decisão de título em Pernambuco.