Rafael Tolói é apresentado no São Paulo após 10 anos na Itália: “Posso agregar”

Zagueiro de 34 anos assina até 2026, já treina com o grupo e pode estrear contra o Botafogo

Rafael Tolói é apresentado no São Paulo após 10 anos na Itália: "Posso agregar"
Foto: São Paulo / Rubens Chiri

Dez anos depois de ter sido negociado com a Atalanta, da Itália, por R$ 14 milhões, Rafael Tolói está de volta ao São Paulo. Aos 34 anos, o zagueiro assinou contrato até o fim de 2026 e já se coloca à disposição do técnico Hernán Crespo para o duelo contra o Botafogo, no próximo dia 14, pelo Campeonato Brasileiro. No dia 18, o Tricolor encara a LDU pelas quartas de final da Conmebol Libertadores, principal objetivo da temporada.

Na tarde desta terça-feira (2), Tolói recebeu a camisa 2 das mãos do presidente Julio Casares e concedeu sua primeira entrevista coletiva no CT da Barra Funda.

Chego num momento importante da temporada, temos duas competições importantes. Eu tive três semanas para me condicionar melhor e posso agregar com experiência, com o que vivi na Itália. Aqui jogamos com três zagueiros e me sinto à vontade. Estou feliz e estou aqui para ajudar”, afirmou.

Durante dez temporadas na Europa, o defensor se consolidou como titular da Atalanta, sob o comando de Gian Piero Gasperini, e se destacou na linha de três defensiva. Segundo ele, a preferência é atuar pelo lado direito.

Na Atalanta joguei a maioria das vezes pela direita, onde me sinto mais confortável. Conversei com o Crespo, ele me elogiou bastante no treino coletivo e isso me deixou confiante. Treinar sozinho foi difícil, mas essas semanas com o grupo foram essenciais para chegar bem”, disse.

O contrato prevê renovação automática até 2027 caso metas estipuladas sejam alcançadas. Na Itália, Tolói também defendeu a seleção e foi capitão da Atalanta por mais de seis anos. Ele afirmou que pretende exercer liderança no dia a dia do São Paulo.

Minha principal liderança sempre foi no trabalho. A motivação está em vestir uma camisa tão pesada como essa. Quero fazer dessa volta uma passagem de sucesso”, declarou.

Na primeira passagem pelo clube, entre 2012 e 2014, Tolói conquistou a Copa Sul-Americana, disputou 133 jogos e marcou seis gols.