Pela 29ª rodada do Brasileirão, Vitória x Bahia duelaram mais uma vez em 2025, em partida realizada no Barradão, em Salvador, casa do Rubro-negro. Após um primeiro tempo igual, o Leão da Barra leva a melhor na etapa final, vencendo por 2 a 1, no Barradão, mesmo sob domínio tricolor, e se mantém na luta contra o rebaixamento.
Um gol para cada lado
Nos primeiros 10 minutos, só deu Vitória, com destaque para duas conclusões que fizeram o goleiro Ronaldo trabalhar para salvar o Bahia de tomar o primeiro gol logo no início. Logo após, o duelo passou a ficar mais picotado, com faltas de ambos os lados. Até que, aos 23′, Arias bateu com a mão na bola, pênalti para o Vitória. Na cobrança, Renato Kayzer soltou o pé direito no ângulo e abriu o placar, 1 x 0.
Em resposta, o Bahia passou a sair mais para o jogo, mas ficava no jogo faltoso do Vitória, que ocasionou, inclusive, em cartão amarelo para Kayzer. Porém, aos 43′, não teve jeito, Acevedo penetrou na defesa rubro-negra e tocou para Tiago, no meio da área, que concluiu na saída de Lucas Arcanjo e empatar a partida, 1 x 1.
Uma falha crucial, a oportunidade que o Vitória queria
Na etapa final, o Bahia passou a dominar as ações, concentrando o jogo em seu campo de ataque e criando oportunidades, uma delas, de Rodrigo Nestor, parou nas mãos de Lucas Arcanjo. Além do arqueiro do Vitória, o Tricolor de Aço errava na posição de seus atletas, com Sanabria e Gabriel Xavier em posição irregular em dois lances que poderiam ser decisivos para uma possível virada.
No entanto, aos 18′, após cruzamento para a área e falha defensiva tricolor, Raul Cáceres finalizou no contra-pé de Ronaldo para colocar o Leão da Barra na frente mais uma vez, 2 x 1. Em reação ao gol adversário, o técnico Rogério Ceni passou a fazer as alterações, mas que não surtiram efeito. Além disso, o jogo passou a ser bem picotado novamente, com muitas faltas dos dois lados.
Apenas aos 43′, com Iago Borduchi e David Duarte, o Bahia levou perigo ao gol do Vitória em dois momentos. Por fim, aos 50′, mais uma vez David Duarte teve a chance de empatar a partida, mas Lucas Arcanjo garantiu os três pontos do lado rubro-negro.
Situação de Vitória x Bahia no Brasileirão
Com o triunfo, a equipe do Vitória chega aos 28 pontos, ainda na zona de rebaixamento, na 17ª posição. Porém, enfrenta o Santos, na próxima segunda-feira (20), na Vila Belmiro, em confronto direto na parte de baixo da tabela.
Por outro lado, o Bahia se mantém no G-6, na 6ª posição, mesmo com a derrota, somando 43 pontos. Na sequência , o Tricolor de Aço recebe o Grêmio, na Fonte Nova, no domingo (19), às 20h30.