Fortaleza vence Bahia fora de casa e respira no Brasileirão

Triunfo por 3 a 2 mantém o Laion vivo na disputa contra o rebaixamento na reta final do Brasileirão

Fortaleza arranca três pontos fundamentais para a permanência na elite (Matheus Amorim/Fortaleza EC)

Na noite desta quinta-feira (20), Bahia e Fortaleza mediram forças na Fonte Nova, em Salvador, pela 34ª rodada do Brasileirão. Lutando contra o rebaixamento, o Laion arranca três pontos importantes fora de casa, em busca da manutenção na Série A.

Laion mostra suas garras

O jogo, que começou pegado, teve a primeira oportunidade por parte do Bahia, com Erick Pulga, de fora da área, defendido por Brenno. Por outro lado, o Fortaleza chegou aos 24′, em contra-ataque puxado por Breno Lopes, e com a finalização de Adam Bareiro, que parou na trave, praticamente sem goleiro.

Até que, aos 29′, Herrera entrou pela direita, deixou o marcador na saudade, cruzou e Adam Bareiro, de cabeça, concluiu para as redes, 1 x 0 Fortaleza. Não demorou muito para o segundo gol do Leão sair. Após outro cruzamento, dessa vez de Pocchetino, Herrera testou bonito e acertou o canto de Ronaldo, 2 x 0 para a equipe alencarina.

Bahia buscou reação, mas foi insuficiente

As primeiras ações da etapa final foram do Bahia, principalmente usando a bola aérea. No entanto, o Fortaleza chegava com mais efetividade, com o destaque da partida, Adam Bareiro, que fez o goleiro Ronaldo trabalhar. Após chegadas perigosas de Ademir e Everton Ribeiro, o Tricolor Baiano ganhou a oportunidade de diminuir o placar com um pênalti a seu favor, cometido por Pocchetino.

Na cobrança, William José coloca a bola no lado contrário de Brenno e deixou 2 x 1 no placar. Após o gol, o Bahia começou a chegar mais e produzir volume suficiente para dar esperanças ao torcedor. Porém, aos 29′, Deyverson recebeu de Herrera e finalizou com precisão, ampliando para os visitantes.

Contudo, o Bahia quase descontou pouco depois, com Gazal, que quase marcou gol contra, de cabeça. Aos 42′, os donos da casa chegam ao segundo gol, após cobrança rápida de escanteio de Everton Ribeiro e conclusão de Tiago, 3 x 2. Por fim, Deyverson e Pikachu, com ajuda de Mingo, do Bahia, quase marcaram o quarto gol do Laion, mas o placar ficou mesmo em 3 x 2.

Entrevistas de Bahia e Fortaleza

Em entrevista ao Premiere, após o apito final, o atacante do Bahia, William José, lamentou o resultado negativo. Além disso, comentou sobre a importância desse resultado em busca de uma vaga na Libertadores.

“Tomamos um gol que não podemos tomar, ainda mais brigando por vaga na Libertadores. Tomamos muitos contra-ataques no primeiro tempo. Acho que voltamos bem para o segundo tempo, a gente queria o triunfo. Fizemos o primeiro gol, mas depois tomamos o terceiro, então fica difícil. Mas tentamos até o último minuto. Agora é levantar a cabeça e descansar para pensar no Vasco no domingo”.

Por outro lado, também em entrevista ao Premiere, o destaque da partida, por parte do Fortaleza, Adam Bareiro, contou que o resultado é muito importante para manter o Laion vivo na luta contra o rebaixamento.

“Era um jogo final. Cada vez teremos menos jogos. Acreditamos até o fim. Jogo foi importante, mas teremos mais importantes ainda. Teremos que desfrutar, mas amanhã começa tudo de novo. A realidade é que estamos tristes pela situação em que estamos, mas estamos melhorando e brigaremos até o final. O primeiro tempo nosso foi espetacular”.

Situação de Bahia e Fortaleza no Brasileirão

Com o resultado negativo, o Bahia se mantém com 53 pontos, na 7ª colocação, a última que, hoje, daria vaga para a pré-Libertadores. Por outro lado, o Fortaleza continua na zona de rebaixamento, na 18ª posição, com 34 pontos, três a menos que o Santos, primeiro fora do Z4.

Na sequência, o Bahia recebe o Vasco, na Fonte Nova, no próximo domingo (23), às 16h (horário de Brasília). Enquanto isso, o Fortaleza visita o Bragantino, na quarta-feira (26), às 19h (horário de Brasília), em Bragança Paulista.