A vitória que parecia tranquila ganhou contornos de drama no fim. O Flamengo venceu o Santos por 3 a 2 na noite deste domingo (9), no Maracanã, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro, e manteve a disputa acirrada pela liderança. Léo Pereira, Carrascal e Bruno Henrique marcaram os gols rubro-negros, enquanto o time santista reagiu com dois gols nos acréscimos, deixando o técnico Filipe Luís em alerta.
Após a partida, o treinador reconheceu a importância dos três pontos, mas admitiu incômodo com o desempenho da equipe em alguns momentos e reforçou a necessidade de tempo para treinar e corrigir falhas.
“Precisamos muito ter tempo de treinamento. Infelizmente teremos muitos convocados, jogadores que não vão estar nesses treinamentos. Porque preciso recuperar comportamentos e conceitos que foram se perdendo nesses últimos jogos. Hoje, em determinados momentos do jogo, não me reconheço quando vejo a equipe se partir ou acelerar tanto o jogo como foi principalmente no primeiro tempo. Preciso urgentemente ter tempo para treinar para recuperar esses conceitos e que a equipe jogue como eu quero. Em alguns momentos hoje do primeiro tempo eu não senti isso, mas os que vão ficar aqui vão ter todo o conteúdo e vou preparar da melhor forma para o jogo contra o Sport”, disse Filipe Luís.
O técnico também demonstrou incômodo com os gols sofridos nos minutos finais, ressaltando que a solidez defensiva é uma das bases de seu trabalho.
“Eu odeio sofrer gols. Vocês me conhecem bem, eu dou muito valor à fase defensiva da equipe. Acredito firmemente que a defesa é a principal arma para ganhar um campeonato. Nos custou muito chegar aqui com esse número tão baixo de gols sofridos. Esse susto, podemos chamar assim, que nos sirva de lição. No Campeonato Brasileiro e no futebol mundial, se você abaixa a guarda um minuto, custa muito caro. Já falei para eles. Não me preocupa porque é um caso à parte. Mas, sim, me machuca. Odeio que aconteça isso”, afirmou.
Filipe também avaliou o momento do time e descartou que os recentes altos e baixos representem oscilação.
“Os gols não estão se repetindo da mesma forma, não existe um padrão. Existem os contextos de jogo a jogo. Todos os adversários nos colocam em diferentes situações. Algumas resolvendo melhor, outras nem tanto. E, também, pelo momento de pressão na temporada. Não é oscilação. Jogos diferentes, adversários diferentes, marcações e posturas diferentes. Não vou ser sempre o dominador dos encontros”, concluiu.
Com a vitória, o Flamengo chegou a 68 pontos, igualando a pontuação do Palmeiras, que ainda joga na rodada. Apesar da pausa do calendário por conta da Data Fifa, o time rubro-negro volta a campo no sábado (15), contra o Sport, na Arena de Pernambuco, em duelo atrasado da 12ª rodada.

