A Arena Fonte Nova foi palco de um feito histórico. O Bahia venceu o Palmeiras por 1 a 0, com gol de Ademir, e voltou a superar o rival como mandante após 36 anos – a última foi em outubro de 1988. Além do tabu quebrado, o Tricolor ainda encerrou a sequência de 11 jogos de invencibilidade do Verdão no Brasileirão, em triunfo que devolve confiança à equipe de Rogério Ceni.
Sem gols
Na Fonte Nova, Bahia e Palmeiras começaram a partida dividindo o domínio, porém, com poucas oportunidades claras de gols. Logo aos quatro minutos, Felipe Anderson arriscou de fora da área e exigiu grande defesa de Ronaldo. Já os donos da casa melhoraram a partir dos 15 minutos e tiveram duas boas jogadas quase que em sequência, com Willian José e Kayky finalizando cruzado e parando em Weverton.
Aos 17, Lucas Evangelista caiu no gramado, pediu substituição e com dificuldade em colocar o pé direito no chão, deixou o gramado de maca. Aníbal Moreno entrou na vaga. Em seguida, mais uma alteração, Piquerez cai com dores no joelho direito e dá lugar a Jefté.
Apesar das alterações, os jogadores não comprometeram a dinâmica da partida, que seguiu equilibrada, mas, o zero não saiu do marcador.
Bahia marca e vence
A partida recomeçou e manteve o mesmo ritmo, com os dois times alternando o domínio, mas sem criar muitas oportunidades. Aos dois, Sanabria cruzou, e Kayky passou pela bola na pequena área. Um minuto depois, Everton Ribeiro chutou e exigiu defesa de Weverton.
Aos 22, em lance que Vitor Roque foi lançado na cara do gol, mas Ronaldo saiu da área para impedir a finalização. Em seguida, Ademir, o atacante do Bahia recebeu lançamento de Ronaldo, entornou Jefté e finalizou sem chances para Weverton.
Na reta final, o Palmeiras pressionou. Aos 40, Allan quase empatou a partida. Giay descolou cruzamento na medida para a área e encontrou o companheiro, que cabecou com perigo rente à trave. Porém, o Tricolor de Aço mostrou sua força em casa e venceu os visitantes com placar mínimo.
Tabela
Com o resultado, o Palmeiras segue em terceiro lugar, com 49 pontos, atrás de Flamengo e Cruzeiro, mas com jogos a menos que a maioria dos times que disputam a Série A. Já o Bahia, que voltou a vencer no Brasileirão após mais de um mês, chega a 40 pontos e está na sexta posição.
Sequência
O Bahia volta a campo nesta quarta-feira (1°), quando visita o Botafogo, no Nilton Santos, às 21h30 (horário de Brasília). No mesmo dia, mas às 19h, o Palmeiras recebe o Vasco, no Allianz Parque.