Vini Jr brilha, Real Madrid vence Benfica e sai na frente nos playoffs da Champions

Foto: Divulgação/UEFA

O Real Madrid largou em vantagem no confronto diante do Benfica ao vencer por 1 a 0, na noite desta terça-feira (17), no Estádio da Luz, em partida marcada pelo protagonismo dos goleiros e pelo brilho decisivo de Vinicius Junior. Após um primeiro tempo com defesas importantes de Courtois e Trubin, que evitaram a abertura do placar, o brasileiro decidiu na etapa final e colocou os espanhóis mais próximos da classificação às oitavas de final da Champions League.

O resultado mantém uma escrita favorável dos merengues contra clubes portugueses: são nove vitórias nos últimos 11 jogos e reforça o peso de Vini Jr na competição, já como o segundo maior artilheiro brasileiro da história do torneio.

Goleiros evitam inauguração do marcador

Com a torcida pulsante a cada momento, os Encarnados encurralaram o Real Madrid, sufocando os visitantes nos minutos iniciais. No entanto, a equipe da capital espanhola conseguiu sobreviver e, aos poucos, foi controlando a posse e tirando o ritmo acelerado imposto pelos comandados de José Mourinho. Tanto que criou a melhor oportunidade em chute de longe de Mbappé. Trubin queimou a luva, mas ficou com a bola em dois tempos.

Siga a ORB SPORTS no Instagram clicando aqui

Cada vez mais obrigando o Benfica a recuar, os Blancos trabalharam bem pelo lado direito do campo. Após cruzamento rasteiro, Vinicius Junior teve a chance de inaugurar o marcador. O camisa 7 girou com certa liberdade e tirou tinta da trave. O lance fez as Águias acordarem, e elas passaram a sobrevoar a área adversária. Aursnes soltou um foguete no canto, e Courtois usou toda a sua envergadura para salvar.

A reta final do primeiro tempo ficou aberta, com o Real Madrid seguindo no controle do confronto, mas sem qualidade quando chegava ao ataque. Mbappé teve três oportunidades: em uma, chegou atrasado; em outra, mandou para fora. Na última, Camavinga deixou na medida para o francês, que chutou forte. Trubin evitou o pior, assim como ao espalmar, com a ponta dos dedos, o arremate de Arda Güler.

Foto: Divulgação/UEFA

Vini Jr deixa Real Madrid em vantagem

O Real Madrid tentou, mas precisou de cinco minutos para enfim colocar a bola na rede. Mbappé avançou pela esquerda, Vini Jr acompanhou a jogada e recebeu do francês. Ele dominou na entrada da área e colocou no ângulo, sem dar nenhuma chance ao goleiro. No entanto, o jogo tomou outras proporções. O brasileiro foi comemorar sambando perto da bandeira do Benfica e acabou advertido com cartão amarelo. Posteriormente, o árbitro François Letexier cruzou os punhos, assinalando o protocolo de racismo. O clima esquentou entre os jogadores, e o estádio passou a insultar o camisa 7 merengue.

Vini era bastante vaiado assim que o jogo foi retomado. Os blancos seguiram rodavam a bola de pé em pé visando encontrar a melhor oportunidade. Trubin voltou a ser exigido, justamente em lance envolvendo o craque brasileiro. Mesmo vendo o adversário com o controle, o Benfica passou a pressionar a saída de bola e até atacar com cinco jogadores. O Real Madrid se defendia bem, era pouco exigido nas investidas dos mandantes até, que foram para o tudo ou nada até nos acréscimos, mas o nada prevaleceu.

Siga a ORB SPORTS no X (antigo Twitter) clicando aqui

Foto: Divulgação/UEFA

Decisão no Bernabéu

A vitória deixa o Real Madrid com um pé na próxima fase da Champions League. O jogo da volta será na próxima quarta-feira (25), às 17h (de Brasília), no Santiago Bernabéu. Para carimbar a vaga, os comandados de Álvaro Arbeloa precisam até de um empate. Já o Benfica precisará vencer por dois gols de diferença para avançar direto ou se repetir o placar a partida será decidida nos pênaltis.