Com hat-trick de Fermín López, Barcelona massacra Olympiacos na Champions

Culés sofreram no primeiro tempo, mas mudaram de postura na volta do intervalo

Foto: Divulgação/Barcelona

Com o El Clásico no horizonte, o Barcelona tratou de se recuperar em grande estilo na Champions League. Na tarde desta terça-feira (21), os Culés não tiveram vida fácil, mas contaram com o brilho da juventude, especialmente no segundo tempo para golear o Olympiacos por 6 a 1, no Estádio Olímpico Lluís Companys.

Fermín López foi o grande nome da partida ao marcar três gols e entrar para a história como o primeiro espanhol a anotar um hat-trick pelo clube na Champions, juntando-se a nomes como Rivaldo, Eto’o, Ronaldinho, Turan, Messi, Lewandowski, Neymar e Raphinha.

Juventude salva os primeiros 45 minutos do Barça

Bem desfalcado, o Barcelona não pôde contar com jogadores importantes como Raphinha, Gavi, Lewandowski e Dani Olmo. Apesar de ter alguns nomes conhecidos entre os titulares, o grande destaque acabou sendo o jovem de 17 anos Dro Fernández, atuando pelo lado esquerdo. Mesmo assim, Olympiacos tentou surpreender os donos da casa logo de cara, quando Podence driblou Casadó e resolveu arriscar de longe. Szczesny caiu para salvar com uma das mãos. Após o susto inicial, os Culés trataram de colocar ordem na casa e conseguiram ameaçar justamente em uma jogada construída por Dro, que deu um belo passe de calcanhar para Balde. O lateral-esquerdo cruzou, e Rashford não pegou bem na bola, mandando de joelho por cima do gol.

O ritmo blaugrana seguiu. Lamine Yamal encarou a marcação e invadiu a área. O goleiro Tzolakis até tentou abafar, mas Fermín López ficou com a sobra e bateu. A bola desviou na zaga e morreu no fundo do gol. Apesar de marcar rápido, o Barça acabou se desligando ao longo do jogo. Tanto que os Thrylos voltaram a assustar com Dani García, mas o travessão foi inimigo dos gregos, que faziam uma boa marcação e, dependendo do lance, colocavam até três jogadores para cercar um atleta blaugrana. Yamal, inclusive, ficou sumido.

Contudo, uma jogada individual foi suficiente para o Barcelona ampliar a vantagem. Pedri fez grande interceptação e acionou Dro. O camisa 27 carregou pelo meio e tocou para Fermín, que driblou o goleiro e só teve o trabalho de empurrar para o gol vazio.

Fermín López foi o nome do primeiro tempo (Foto: Divulgação/Barcelona)

Expulsão e mudança de postura

O Barcelona mudou de postura para o segundo tempo, sendo mais ofensivo e sufocando o Olympiacos desde os primeiros minutos. Fermín quase fez um hat-trick após bom lançamento de Yamal, mas Tzolakis espalmou. Os Thrylos não se intimidaram e trataram de tirar a diferença com gol de El Kaabi. Porém, o árbitro precisou ir ao VAR e marcou pênalti após a bola tocar na mão de Eric García, com isso o tento acabou sendo cancelado. Mas pouco mudou, pois o atacante voltou a estufar as redes.

Poderia ser um impulso que os visitantes precisavam. A alegria durou pouco, pois Hezze recebeu o segundo amarelo e foi expulso após falta em Casadó. Mesmo com um a menos, o Olympiacos tentava manter uma marcação para impedir os avanços dos Culés, com um 4-3-2. E, diferente do apagão, o Barça seguiu pressionando. Aos 68′, Rashford dividiu com Tzolakis e sofreu o pênalti, confirmado pelo VAR. Mesmo não fazendo uma partida brilhado, Yamal descolocou o goleiro para deixar os blaugranas mais confortáveis no jogo.

Foto: Divulgação/UEFA.

Cinco minutos depois, Rashford teve todo o espaço dentro da área para escolher como bater e colocar no cantinho. Com o placar confortável e o adversário já tirando o pé, Hansi Flick aproveitou para poupar alguns jogadores, de olho no El Clásico. Mesmo assim, o Barça completou a goleada com um hat-trick de Fermín, que aproveitou passe de Bardghji e mais um de Rashford.

Situação e o que vem por aí

Com o resultado, o Barcelona subiu para a sexta colocação, somando seis pontos. O Olympiacos, por sua vez, caiu para o 32º lugar, com somente um ponto.

Os Culés terão o El Clásico contra o Real Madrid, neste domingo (26), no Santiago Bernabéu, às 12h15 (de Brasília), pela 10ª rodada de LaLiga. Já os Thrylos irão enfrentar o AEK Atenas, no mesmo dia, às 16h (de Brasília), no Karaiskakis, pela oitava rodada da Stoiximan Super League