Em jogo com expulsão no fim, Flamengo vence Estudiantes pela Libertadores

Rubro-Negro vence, mas decisão segue aberta na Argentina

Em jogo com expulsão no fim, Flamengo vence o Estudiantes pela Libertadores
Foto: Divulgação/Flamengo

O Flamengo derrotou o Estudiantes pela partida de ida das quartas de final da CONMEBOL Libertadores 2025 pelo placar de 2 x 1. O confronto, durante a maior parte, foi um monólogo do clube brasileiro, e parecia que o placar seria até maior a favor do Rubro-Negro.

Entretanto, a expulsão do atacante Gonzalo Plata faltando pouco tempo para o fim da partida mudou os rumos do jogo e do confronto. O Estudiantes cresceu e diminuiu o placar. Assim, mesmo derrotado, o clube argentino chega com totais possibilidades de buscar a classificação em casa, na próxima semana.

Flamengo avassalador

Mal os torcedores haviam se acomodado no Maracanã, o Flamengo já estava em vantagem no placar. Logo aos 15 segundos, Gonzalo Plata serviu Pedro, que fez um bonito giro sobre o zagueiro do Estudiantes, Santiago Nuñez, e abriu a contagem no duelo.

A partir daí, com toda a estratégia do técnico do Estudiantes indo por água abaixo com 15 segundos, o clube argentino parece ter se assustado com o volume apresentado pelo Rubro-Negro. E com seis minutos, o Flamengo deu mais um susto, com um chute perigoso de Saúl. E dois minutos depois, Ayrton Lucas colocou uma bola ne medida para Guilhermo Varela, que pegou de primeira e ampliou o placar, 2 x 0.

E durante praticamente toda a etapa inicial, o Flamengo pressionou forte a equipe do Estudiantes. E em diversos lances, o clube carioca teve a oportunidade de ampliar o marcador. A mais aguda, aos 20 minutos, em chute de Pedro para uma bela defesa do goleiro Fernando Muslera.

Na segunda metade do 1º tempo, o Flamengo baixou as linhas e deu respiro para o Estudiantes. Mesmo assim, o clube argentino não ameaçou a meta defendida por Rossi até o fim da 1ª etapa.

Emoção até o fim

Já no intervalo, o técnico do Estudiantes, Eduardo Dominguez, optou por alterar as peças da sua equipe logo de saída. Entretanto, os primeiro 10 minutos da 2ª etapa ainda foram de pressão alta do Flamengo. Mas sem grande efetividade, o placar continuou da mesma maneira.

A medida que o 2º tempo avançava, o Estudiantes chegava mais próximo ao gol do Flamengo e crescia na partida. Enquanto isso, o Flamengo recuava cada vez mais.

Vendo esta movimentação, o técnico do Flamengo, Filipe Luís, começou a mexer na sua equipe. Assim, Allan, Bruno Henrique e Luís Araújo entraram ao longo do 2º tempo. E com estas substituições, o Flamengo voltava a ter as rédeas da partida.

Entretanto, um fato mudou completamente os rumos da partida e do confronto no geral. Aos 37 minutos da etapa final, Plata tomou o 2º cartão amarelo e foi expulso. Logo após isso, O Estudiantes mexeu na equipe para ficar mais ofensivo e o Flamengo para ficar mais defensivo e segurar o placar.

A partir daí, foi um ataque contra defesa, que culminou com o clube argentino diminuindo o placar e voltando para o jogo aos 46 minutos do 2º tempo. O gol acabou sendo colocado como gol contra do zagueiro Léo Pereira, entretanto, o último jogador do Estudiantes a tocar na bola na jogada foi o zagueiro Nuñez.

Ainda deu tempo de duas grandes defesas de Rossi, evitando o empate do Estudiantes. Incluindo uma defesa a queima-roupa de Lucas Alário. Mesmo assim, o Flamengo terminou com a vitória por 2 x 1 e com a vantagem para a partida de volta.

Próximas partidas de Flamengo e Estudiantes

O Flamengo volta a campo já no próximo domingo (21), em clássico contra o Vasco da Gama, também no Maracanã. A partida é válida pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro e deve ter início às 17h30 (horário de Brasília).

Já o Estudiantes de La Plata volta a campo no dia seguinte, segunda-feira (22), pela 9ª rodada do torneio Clausura do Campeonato Argentino. A partida será em casa, dentro do Cuidad De La Plata, contra o Defensa Y Justicia, e terá início a partir das 19h30 (horário de Brasília).