LDU atropela Palmeiras em Quito e abre grande vantagem na semifinal da Libertadores

Villamil brilha, marca 2 e LDU sai na frente na disputa pela vaga na final da Libertadores; Verdão terá que reverter em casa

LDU atropela Palmeiras em Quito e abre grande vantagem na semifinal da Libertadores
Foto: Cesar Greco/Palmeiras

A LDU Quito fez valer o mando de campo e goleou a Sociedade Esportiva Palmeiras por 3 a 0, nesta quinta-feira (23), no Estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito, no jogo de ida da semifinal da Copa Libertadores da América. Com intensidade desde o apito inicial, a equipe equatoriana dominou o primeiro tempo, criou as principais chances e construiu a vitória com autoridade.

Controle em casa, chances criadas e gols

O jogo teve seu primeiro tempo totalmente controlado pela equipe da casa. A primeira grande chance aconteceu logo aos cinco minutos iniciais. O astro da noite, Villamíl, recebeu um belo passe dentro da área, finalizou de primeira, mas Carlos Miguel fez uma boa defesa e encaixou a bola. Na sequência, a LDU chegou perigosamente com Quiñónez. O lateral arriscou um chute forte, de longe, mas Carlos Miguel mandou para escanteio. Na cobrança, Quintero subiu sozinho, cabeceou com força, mas a bola saiu em tiro de meta. Com nove minutos de jogo, a LDU chegou pela quarta vez. Quiñónez arriscou outro chute de fora da área, e Carlos Miguel fez mais uma boa defesa.

Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Com 13 minutos de jogo, a LDU chegou com Medina. O atacante recebeu uma boa bola, bateu de fora da área, mas ela acabou indo por cima do gol. O gol da LDU saiu aos 15 minutos. Após uma puxada de contra-ataque, Quiñónez saiu em disparada pela esquerda, ganhou da defesa do Palmeiras, cruzou para trás, Villamíl recebeu, ajeitou e finalizou forte para o fundo das redes. O Palmeiras teve uma boa chance aos 18 minutos. Khellven cobrou um lateral para dentro da área, a bola desviou na defesa da LDU e sobrou nos pés de Felipe Anderson, que arriscou de primeira, mas a bola saiu em tiro de meta. A resposta da equipe equatoriana veio logo depois. Bryan Ramírez aproveitou a cobrança do lateral, invadiu a área, finalizou em cima de Murilo e ganhou o escanteio. Na cobrança, Murilo subiu mais alto e tirou a bola.

O Verdão chegou pela segunda vez no jogo quase na metade do primeiro tempo. Vitor Roque levou até a linha de fundo, cruzou para trás, Veiga chegou chutando forte, mas acabou pegando muito embaixo da bola, e mandando para a linha de fundo. Aos 24 minutos, a arbitragem marcou um pênalti para a LDU, após uma finalização de Quiñónez, a bola bateu na mão de Andreas Pereira.

O meia Alzugaray cobrou a penalidade com força, no canto direito. O goleiro alviverde até acertou o lado, mas não conseguiu chegar na bola. Aos 41′, o Palmeiras quase diminuiu o placar. Veiga fez um excelente cruzamento para Vitor Roque, que ficou cara a cara com o goleiro e chutou. Alex Domínguez levou a melhor e fez a defesa. No final da primeira etapa, saiu o terceiro e último gol da LDU na partida. Villamíl recebeu novamente dentro da área, chutou de primeira e a bola acabou desviando em Khellven, tirando qualquer chance de defesa do goleiro.

Recuperação, mudanças e pressão

O Palmeiras voltou para a segunda etapa determinado a reagir. Logo no primeiro lance, Flaco López finalizou de dentro da pequena área, mas a bola parou nas mãos de Álex Domínguez. A LDU respondeu com Quintero, que arriscou de fora da área, exigindo boa defesa de Carlos Miguel. O time alviverde seguiu insistindo. Allan fez uma bela jogada individual, invadiu a área e chutou forte, mas a bola desviou na marcação e saiu para escanteio. Na cobrança, a defesa equatoriana afastou o perigo. Pouco depois, Sosa recebeu um ótimo lançamento, apareceu cara a cara com o goleiro e bateu firme, mas parou em uma defesa espetacular do arqueiro.

Jogo de volta

A partida de volta da Libertadores acontecerá na próxima quinta-feira (30), às 21h30 (horário de Brasília), no Allianz Parque, em São Paulo. Para sonhar com a vaga, o Verdão precisará ganhar por quatro gols de diferença.