Mano Menezes é anunciado como novo técnico da seleção do Peru

Treinador brasileiro assina contrato de quatro temporadas para novo ciclo após campanha frustrada nas Eliminatórias

Foto: Divulgação/FPF

Mano Menezes foi anunciado como o novo técnico da seleção do Peru. Livre no mercado desde que deixou o Grêmio, no início de dezembro, o treinador brasileiro assinou contrato válido por quatro temporadas.

Aos 63 anos, Mano assume o comando da seleção peruana para sua segunda experiência à frente de uma equipe nacional. A primeira foi no comando do Brasil, entre 2010 e 2012. Ele substitui Ibáñez, demitido em setembro de 2025 após a campanha da equipe na última eliminatória sul-americana.

Siga a ORB SPORTS no Instagram clicando aqui

O Peru terminou a disputa em penúltimo lugar e não garantiu vaga na Copa do Mundo de 2026. O resultado levou à troca no comando técnico para o novo ciclo.

Durante a apresentação oficial, Mano comentou sobre o desafio à frente da seleção e citou a relação histórica entre os dois países.

“Para nós, é uma honra termos sido convidados a fazer parte da seleção nacional. Temos uma relação muito forte entre o Brasil e o Peru. Muitos técnicos brasileiros já estiveram aqui, como Didí, Tim e Paulo Autuori recentemente. Sabemos que os últimos anos não foram tão brilhantes em termos de resultados, mas estamos aqui porque acreditamos que podemos colocar o Peru de volta nos trilhos e torná-lo novamente uma equipe de topo, competindo com entusiasmo. Vamos construir um projeto e tentar recuperar nossa identidade”.

Mano Menezes será o sexto treinador brasileiro a comandar a seleção do Peru. O último havia sido Paulo Autuori, que esteve à frente da equipe entre 2003 e 2005.

Siga a ORB SPORTS no X (antigo Twitter) clicando aqui

O técnico também falou sobre o perfil dos jogadores e o modelo de jogo que pretende aplicar.

“O jogador peruano é similar ao brasileiro na condução de bola e isso vai nos ajudar. Hoje o futebol nos exige construir desde trás. Aplico um jogo posicional, escolhendo jogadores capazes de construir com qualidade, recuperar a bola e responder bem nas transições. Vai além de ser um time defensivo ou ofensivo”.