Tottenham elimina Frankfurt e volta disputar uma semifinal europeia

Tottenham vence o Frankfurt e avança à semifinal da Europa League

Foto: Divulgação/Tottenham

Com gol de pênalti e atuação segura, Tottenham supera o Frankfurt na Alemanha e encerra jejum de classificações em mata-matas europeus

Apesar de viver uma temporada abaixo do esperado na Premier League, o Tottenham aliviou o coração dos lilywhites ao vencer o Eintracht Frankfurt por 1 a 0, no Deutsche Bank Park, fechando o agregado em 2 a 1 e garantindo a classificação para as semifinais da Europa League. Esta é apenas a segunda vez que os Spurs alcançam essa fase de uma competição europeia nas últimas sete temporadas — a anterior foi em 2018/19, contra o Ajax.

Pênalti se sobressai ao equilíbrio inicial

Com tudo aberto, nenhuma das equipes se arriscou de imediato. O Tottenham passou a administrar o jogo e aparecer no ataque, mas sem eficácia. O Frankfurt queria exatamente isso: que os Spurs se lançassem ao ataque para, então, sair em velocidade. Ekitiké recebeu um bom passe em profundidade, infiltrando-se nas costas da marcação. Ele chegou a ficar cara a cara com Vicario, mas Van de Ven conseguiu se recuperar e evitou o pior. Os visitantes tiveram a oportunidade de responder, com Tel, que recebeu bom cruzamento de Johnson. Porém, ele teve tempo de dominar com tranquilidade e pegou muito mal na bola, mandando à direita do gol.

Tel tentou se redimir e arriscou um chute forte de fora da área. O brasileiro Kauã Santos fez uma grande defesa no alto. Após o susto, as Águias passaram a encurralar o adversário, trabalhando melhor a posse de bola em busca do momento certo para atacar. Ainda assim, o Tottenham conseguia escapar da pressão e chegou a incomodar, mas Kauã se destacava. No entanto, o camisa 32 acabou se chocando forte com Maddison, que bateu a cabeça no goleiro. O VAR chamou o árbitro para revisar o lance e, na reta final do primeiro tempo, foi marcado o pênalti. Solanke deslocou o arqueiro e finalizou no canto esquerdo.

Tottenham confirma classificação

O Frankfurt ditou o ritmo na volta do intervalo. Embaladas pelos cânticos da torcida, as Águias marcaram sob pressão, sem deixar os Spurs respirarem. Por pouco não foram recompensadas com um gol. Chaibi arriscou de longe, batendo colocado uma cobrança de falta. A bola fez uma bela curva e quase morreu no fundo das redes, mas saiu pela linha de fundo.

No entanto, com o passar do tempo, o ritmo da partida se descompensou, e o equilíbrio voltou a permear o confronto. Kulusevski, Johnson e Romero criaram chances que chegaram a assustar o Frankfurt, que respondeu com Chaibi. O meia recebeu cruzamento de Kristensen e obrigou Vicario a fazer uma boa defesa. No rebote, o próprio Kristensen tentou aproveitar, mas mandou por cima do gol. Ele ainda teria mais algumas oportunidades, mas desperdiçou todas.

O que vem por aí

Ao encerrar a escrita negativa de somar pouquíssimas classificações após não vencer o jogo de ida, o Tottenham enfrentará o Bodo/Glimt nas semifinais da Europa League. Já o Eintracht Frankfurt volta suas atenções para a Bundesliga, onde ocupa a terceira colocação e segue firme na briga por uma vaga na Champions League.