A estreia do Flamengo no Carioca 2026 foi com empate. O Rubro-Negro entrou em campo na noite deste domingo (11), com a garotada sub-20 contra a Portuguesa-RJ, em jogo adiantado da 5ª rodada do Campeonato Estadual. Depois de empate sem gols no primeiro tempo, o Mengão sofreu um gol na segunda etapa e buscou o ponto nos acréscimos, com Iago.
Mesmo com o resultado, alguns jovens se destacaram e ganharam pontos com o técnico Bruno Pivetti. O time principal do Flamengo se reapresenta nesta segunda-feira (12) para iniciar a pré-temporada. A estreia, entretanto, ainda não foi marcada e pode ser na terceira rodada, contra o Vasco, ou na quarta, contra o Fluminense. Os jovens devem atuar nas primeiras partidas visando ganhar rodagem e chamar a atenção de Filipe Luís para o restante da temporada.
Siga a ORB Sports no Instagram clicando aqui
Veja 5 destaques da estreia do Flamengo no Carioca:
Iago
Autor do gol de empate do Flamengo nos acréscimos, o zagueiro vem se destacando na base por momentos decisivos ofensivamente. Foi assim na Libertadores sub-20 em 2024, quando balançou a rede quatro vezes sendo o artilheiro do Mengão no torneio e no Mundial sub-20 em 2025, contra o Barcelona, quando marcou nos minutos finais e levou a partida para os pênaltis.
Contra a Portuguesa, apareceu duas vezes com perigo no ataque, além do gol. Defensivamente, errou alguns passes na saída de bola, mas não comprometeu o resultado da equipe. Pensando no futuro, pode ser uma grande oportunidade para o Flamengo, já que o defensor tem muita personalidade e poder de decisão.

Alan Santos
Atacante jovem e insinuante, Alan Santos entrou no segundo tempo, mas conseguiu colocar fogo na partida. Os poucos minutos em campo não impediram o garoto de se destacar e chamar a atenção. Ele teve uma grande chance tirando tinta da trave e quase acertando o ângulo. Driblador, ajudou o Flamengo a sair em arrancadas e sofreu algumas faltas.
Pensando no time profissional, Alan pode chamar a atenção pela personalidade e o estilo driblador, de jogador que gosta de ir pra cima. Entretanto, a disputa por vaga no time principal pode ser cruel em um Mengão que tem um forte poderio ofensivo.
Daniel Salles
O lateral-direito aparece, nessa lista, talvez como um dos mais prováveis de conseguir um espaço mais rápido no time principal. Inclusive, inspirando-se na trajetória de Wesley, que também foi Garoto do Ninho, mas também pela disputa no setor defensivo pelo lado direito, que hoje conta com Varela e o criticado Emerson Royal.
No jogo contra a Lusa, Daniel roubou bolas e sempre foi uma boa opção no apoio ao ataque pela direita. Uma das chances que criou, parou nos pés de Wallace Yan, que desperdiçou.
Pablo Lúcio
Apesar de algumas falhas técnicas, como erros de passes e perda de bola perigosa, Pablo Lúcio é apontado como uma das principais joias da base rubro-negra atualmente. O volante, entretanto, compensa com muita técnica e refino. Ele deu um chapéu no adversário e criou uma chance para cabeçada de Iago na bola parada.
O setor da volância não é uma das prioridades do Flamengo em um primeiro momento na janela de transferências. O time conta com fortes nomes no setor como Pulgar, Jorginho, Evertton Araújo e Saúl, que também pode fazer a função. Porém, Pablo Lúcio pode ser um dos alçados ao time de cima para ganhar rodagem ao longo da temporada.

Bruno Pivetti
Outro dos destaques contra a Portuguesa-RJ foi o técnico Bruno Pivetti. O comandante conseguiu armar o sub-20 do Flamengo para ter posse e domínio contra o adversário e o Rubro-Negro foi melhor no decorrer da partida, estando muito mais próximo da vitória do que da derrota. A equipe, por sua vez, não conseguiu traduzir as chances que teve em gols. No fim, as mudanças no segundo tempo também surtiram efeito e deram resultado, ajudando o Mengão a chegar ao empate.
Calendário do Flamengo
O Rubro-Negro volta a campo na próxima quarta-feira (14), pela primeira rodada do Campeonato Carioca. O jogo contra a Portuguesa-RJ foi adiantado da quinta rodada e, por isso, o clube “estreia” contra o Bangu, às 21h30, em Moça Bonita. O time principal ainda não estará em campo e restará a Bruno Pivetti, novamente, a missão de comandar o sub-20 em outra partida.
A segunda rodada acontece no sábado (17), contra o Volta Redonda, às 21h30, no Estádio Raulino de Oliveira. Essa partida também deve ter a garotada em campo sob o comando de Pivetti.
Siga a ORB Sports no X (antigo Twitter) clicando aqui

