Para encerrar a 36ª rodada do Brasileirão, Fortaleza e Atlético-MG mediram forças no Castelão. Em jogo, a luta contra o rebaixamento para ambos os lados. No entanto, melhor para o Tricolor do Pici, que se mantém parelho com os concorrentes, mesmo ainda dentro do Z-4.
Fortaleza dominou e levou vantagem para o intervalo
A primeira etapa começa com muitos erros do lado do Atlético e com o Fortaleza dando as caras, com Breno Lopes, que finalizou duas vezes, mas não conseguiu superar Everson. Na sequência, em cobrança de escanteio, Gastón Ávila testou de cabeça e mandou pela linha de fundo. Nos minutos seguintes, os erros apareceram também do lado tricolor, com algumas falhas em passes e cruzamentos.
Na primeira chance de gol do Atlético, Guilherme Arana finalizou da entrada da área, mas Brenno evitou que o Galo abrisse o placar. Aos 25′, o VAR chama o árbitro para uma revisão de lance e Dudu, punido com cartão amarelo por simulação de pênalti, tem o cartão retirado por conta de um impedimento no começo do lance.
Em resposta ao controle atleticano, o Fortaleza chegou com Bareiro, de fora da área, que acertou o ângulo de Everson, mas o goleiro alvinegro espalmou para escanteio. Até que, aos 40′, Breno Lopes carregou a bola pela esquerda, entrou na área e tocou para Bareiro que, de calcanhar, serviu Pocchetino, que concluiu para as redes, no contrapé de Everson, 1 x 0 Laion. Por outro lado, Hulk, dentro da área, encontrou Ruan, que dominou, passou pela marcação e finalizou forte para a defesa de Brenno.
Reação do Atlético começou tarde demais
Nos primeiros minutos da etapa final, enquanto o Fortaleza chegava com perigo, o Atlético errava passes e não conseguia chegar no terço final de campo. De fora da área, Pocchetino, livre, arriscou chute, mas a bola passou por cima do gol. Instantes depois, Herrera, também sem marcação, fez Everson defender em dois tempos. Por outro lado, Brenno também trabalhou, mas de forma mais tranquila, no chute rasteiro de Gustavo Scarpa. Nos minutos finais, o Atlético começava a chegar com efetividade, com a melhor chance saindo na cobrança de escanteio de Biel, onde Cadu desviou de cabeça e Dudu não conseguiu concluir para as redes. Mas foi insuficiente, vitória do Fortaleza por 1 x 0.
Fortaleza e Atlético-MG no Brasileirão
Com a vitória sobre o Atlético, o Fortaleza alcança os 40 pontos, ainda na 18ª posição, porém, com apenas um ponto a menos que primeiro fora do Z-4, Santos. Na próxima rodada, o Laion recebe o Corinthians, no último jogo do ano no Castelão, às 19h30 de quarta-feira (3).
Por outro lado, o Atlético segue ameaçado pelo rebaixamento e soma, no momento, 45 pontos, quatro a mais que o Internacional, primeiro time dentro da zona de rebaixamento. Na sequência, o time alvinegro recebe o Palmeiras, na Arena MRV, também na quarta-feira (3), às 21h30.

