Flamengo vence Palmeiras e conquista o quarto título da Libertadores

Gol de Danilo sela triunfo sobre o Palmeiras e coloca o clube como maior campeão brasileiro da competição

Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

O Flamengo é tetracampeão da Libertadores, o Flamengo é tetracampeão da Libertadores! O Rubro-Negro conquistou seu quarto título continental e se tornou o maior vencedor brasileiro da competição. Na noite deste sábado (29), o time criou inúmeras chances com seus homens de frente, mas foi um defensor quem deu alegria ao torcedor no Monumental U, em Lima, no Peru. Danilo, disputando sua segunda final, mostrou ter estrela ao marcar novamente na decisão e garantiu o triunfo por 1 a 0 sobre o Palmeiras.

Flamengo domina ações ofensivas

Com apenas um jogo para definir o primeiro tetracampeão brasileiro na principal competição continental, a decisão começou eletrizante, com o Flamengo circulando mais a bola enquanto o Palmeiras apostava em atuar de forma mais vertical. Ambos criavam perigo com suas estratégias, pressionando a saída de bola sempre que o adversário tinha a posse.

Bruno Henrique teve a chance de abrir o marcador quando encontrou espaço após enfiada de Varela, mas acabou isolando por cima do gol. Pouco depois, Samuel Lino arrancou aquele suspiro ao tirar tinta da trave. No entanto, o Verdão não estava morto, seguia à espera da sua oportunidade. Murilo recuperou na intermediária, trabalhou com Kellven, que cruzou. Vitor Roque apareceu bem, mas cabeceou por cima.

As faltas começaram a surgir e o clima foi esquentando com o passar do tempo. Mesmo com o jogo mais truncado, o Rubro-Negro chegava com mais perigo. Carrascal deixou Bruno Henrique cara a cara com Carlos Miguel. O atacante tentou jogar para o meio, mas a zaga rebateu logo em seguida.

Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Bola parada é decisiva

O Palmeiras voltou para o segundo tempo alugando o campo de ataque, tentando surpreender com Andreas Pereira e Flaco López. A marcação rubro-negra conseguiu travar as primeiras investidas. O jogo caminhava para ser decidido no detalhe e quase fez diferença. Murilo errou na saída de bola, Bruno Henrique aproveitou para dar o bote e deixou com Arrascaeta na meia-lua. O uruguaio finalizou ao invadir a área, mas Gustavo Gómez fez ótima leitura e apareceu no momento exato para bloquear.

A equipe comandada por Felipe Luís voltou a desperdiçar outra chance quando Carlos Miguel saiu errado. Jorginho tentou emendar, a bola ficou viva e o goleiro se recuperou. O Flamengo era mais agressivo, empilhava finalizações, mas faltava caprichar. Com isso, o Verdão, apesar dos pesares, sabia sofrer e até defendia com segurança, pelo menos até os 66 minutos. A bola parada fez diferença. Arrascaeta cobrou o escanteio, Danilo subiu sozinho na frente de Bruno Fuchs e cabeceou forte no cantinho.

Com o placar adverso, o Palmeiras se mandou para o campo ofensivo. Flaco López ajudou a criar, seja finalizando ou encontrando companheiros, como Murilo. Andreas Pereira ameaçou em um escanteio bem fechado, mas Rossi conseguiu tirar de soco. Abel Ferreira mexeu no time para buscar a igualdade, deixando o Verdão ainda mais em cima. Aos 88′, Gustavo Gómez cabeceou em cima de Danilo. Vitor Roque pegou a sobra na pequena área, mas acabou isolando. Nos acréscimos, o Flamengo quase matou o jogo. Everton Cebolinha cobrou falta frontal e a bola explodiu na trave.

Todos os campeões brasileiros na Libertadores

  • Flamengo (1981, 2019, 2022 e 2025)
  • Palmeiras (1999, 2020 e 2021)
  • São Paulo (1992, 1993, 2005)
  • Grêmio (1983, 1995, 2017)
  • Santos (1962, 1963 e 2011)
  • Internacional (2006 e 2010)
  • Cruzeiro (1976 e 1997)
  • Corinthians (2012)
  • Vasco (1998)
  • Botafogo (2024)
  • Atlético-MG (2013)
  • Fluminense (2023)