Fluminense atropela São Paulo no Maracanã e garante vaga na pré-Libertadores

Tricolor vence por 6 a0 e se classifica para pré-Libertadores 2026; São Paulo irreconhecível ainda luta por uma vaga na competição

Foto: Lucas Merçon/Fluminense

Nesta quinta-feira (27), o Fluminense atropelou o São Paulo no Maracanã e venceu por 6 a 0 pela 36ª rodada do Brasileirão. Dominante desde o primeiro minuto, o time das Laranjeiras não encontrou resistência e anulou completamente o Tricolor Paulista. Com o resultado, a equipe de Luis Zubeldía garantiu vaga na pré-Libertadores e não pode mais deixar o bloco dos sete primeiros, o que já garante a presença do clube nas etapas iniciais do torneio sul-americano.

Pênalti, controle do jogo e gols

Logo nos primeiros minutos, após um cruzamento de Samuel Xavier na área do São Paulo, Luiz Gustavo afastou, mas na sequência o árbitro foi chamado ao VAR para analisar um possível toque de mão de Alan Franco. O pênalti acabou confirmado. Na cobrança, Canobbio encheu o pé e finalizou forte e alto no canto direito do goleiro, marcando o primeiro gol do Fluzão na partida.

O Fluminense seguiu controlando o jogo e, aos 15 minutos, Martinelli ampliou. Pablo Maia tentou um passe no meio-campo, errou, e a bola ficou com Everaldo, que trabalhou a jogada com Canobbio. O atacante puxou um belo contra-ataque. O camisa 17 tocou forte para Samuel Xavier, que cruzou na área. Everaldo cabeceou, a bola desviou em Ferraresi e sobrou nos pés de Martinelli, que finalizou para o gol aberto.

Foto: Lucas Merçon/Fluminense

O Tricolor das Laranjeiras seguiu controlando a partida e, aos 23 minutos, já tinha três gols de vantagem. Ferraresi tentou sair jogando, errou o passe e a bola ficou com Nonato, que viu Serna abrindo pelo lado e tocou para o atacante puxar o contra-ataque. O colombiano tabelou com Nonato, que disputou com Ferraresi, e finalizou com categoria na saída de Young, marcando o terceiro gol do Flu no jogo.

O Fluminense não se acomodou com a vantagem e continuou pressionando o São Paulo. Aos 27 minutos, Canobbio iniciou um novo contra-ataque ainda no campo defensivo e finalizou forte, mas Young fez a defesa em dois tempos. Aos 36, Serna recebeu uma boa bola na ponta esquerda e cruzou para Everaldo. O camisa 9 subiu para cabecear, porém o goleiro do São Paulo segurou firme, sem dar rebote.

O São Paulo chegou pela primeira vez aos 42 minutos com Marcos Antonio. O volante recebeu pela esquerda, cortou para o meio e finalizou de fora da área, mas Fábio defendeu sem dificuldades. No contra-ataque seguinte, Canobbio tabelou com Everaldo, que lançou Serna nas costas da zaga. O colombiano saiu de frente com Young, que levou a melhor e fez a defesa.

Vitória tranquila e placar elástico

A segunda etapa começou mais estudada, mas aos 7 minutos o Fluminense criou sua primeira oportunidade. Rêne carregou a bola até a linha de fundo e levantou na área. O desvio em Nicolas mandou a bola para escanteio. Lucho cobrou curto para Rêne, que cruzou novamente. Everaldo ganhou da defesa pelo alto e ajeitou para Canobbio, que finalizou travado.

Com o jogo mais equilibrado, o Tricolor das Laranjeiras voltou a chegar com perigo aos 19 minutos. Lucho brigou pela bola no meio-campo e tocou para Jhon Kennedy, que ajeitou de calcanhar para o argentino avançar livre em contra-ataque. A jogada seguiu pela esquerda com Serna, que finalizou tentando tirar do goleiro do Tricolor Paulista, mas o arqueiro fez boa defesa.

Foto: Lucas Merçon/Fluminense

Pouco depois, Jhon Kennedy marcou o quarto gol do Fluminense. Lucho driblou Lucca e tocou para Canobbio em velocidade. O uruguaio fez uma linda virada de jogo para Serna, que acionou Jhon Kennedy pelo meio. O camisa 99 dominou, ganhou de Luiz Gustavo, invadiu a área e bateu cruzado.

O Fluzão continuou atacando e, aos 31, Canobbio marcou o quinto. O meio-campo do São Paulo falhou e Nonato ficou com a bola. De primeira, ele serviu Canobbio, que avançou, entrou na área e bateu cruzado.

O Fluminense sacramentou a vitória aos 41′ da segunda etapa. Ganso abriu para Soteldo na linha de fundo. O venezuelano tocou de três dedos para Serna, que desviou com uma casquinha para o fundo das redes, marcando o sexto e último gol do Fluzão no jogo.

Tabela e próximos jogos

Com o massacre, o Fluminense é o quinto colocado do Brasileirão, somando 58 pontos. O São Paulo, por sua vez, é oitavo colocado, com 48.

A equipe de Laranjeiras volta a campo na próxima terça-feira (2), fora de casa, contra o Grêmio. A partida será disputada na Arena, em Porto Alegre, às 21h30 (horário de Brasília). Já o Tricolor joga na quarta-feira (3), em casa, contra o Internacional. O confronto acontecerá no Morumbis, em São Paulo, às 20h (horário de Brasília).