Fluminense é eficiente no clássico e conquista sua primeira vitória sobre o Flamengo em 2025

Tricolor controla o primeiro tempo, aproveita falhas rubro-negras e segura a pressão na etapa final para voltar a vencer o rival após quatro jogos

Fluminense domina o clássico e conquista sua primeira vitória sobre o Flamengo em 2025
Foto: Lucas Merçon/Fluminense

Depois de quatro jogos, o Fluminense voltou a vencer o Flamengo, sendo essa a primeira vitória no clássico em 2025. Na noite desta quarta-feira (19), o Tricolor soube muito bem como virar o jogo a seu favor, sendo impecável na defesa, não deixando o Rubro-Negro jogar, e aplicou 2 a 1, no Maracanã, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Lucho Acosta e Serna balançaram as redes para derrotar o time de Zubeldía na briga por uma vaga direta na Copa Libertadores. Já Jorginho conseguiu descontar de pênalti na reta final.

Tricolor controla como quer etapa inicial

O Fluminense começou controlando o jogo, apostando nas jogadas pelos lados do campo e quase surpreendeu o Flamengo. Canobbio recebeu uma boa enfiada e bateu cruzado; a bola passou perigosamente perto da trave defendida por Rossi. Aos poucos, o Rubro-Negro tentou se livrar da pressão adversária e respondeu após uma boa jogada de Carrascal, mas Fábio parou o lance. No lá e cá, a disputa era intensa, e os comandados de Luis Zubeldía se sobressaíam, ganhando praticamente todas as segundas bolas.

A estratégia do Flu foi recompensada aos 24′. Após uma boa roubada de bola, Hércules partiu para o ataque. A redonda ficou com Lucho Acosta, que bateu de primeira, colocado, acertando o ângulo. O Tricolor manteve a mesma postura, deixando o Flamengo desconfortável e ditando o ritmo da partida. Não demorou para ampliar. Após disputa na intermediária, João Victor recuou mal para Rossi. O goleiro, em vez de dar um chutão, optou por dominar, não conseguiu, e Serna, que acompanhava toda a jogada, aproveitou para mandar para o fundo do gol.

Fluminense se sobressaiu na marcação, impedido o Flamengo de jogar (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Flamengo pressiona e tira diferença

O Flamengo virou a chave na volta do intervalo, trabalhando melhor a bola de pé em pé e empurrando o Fluminense para o seu campo de defesa. Mesmo assim, a marcação tricolor estava bem postada, obrigando o rival a apostar nas bolas aéreas quando chegava perto de sua meta. E, apesar das ameaças, o Rubro-Negro tinha bastante dificuldade para articular pelo meio-campo.

Apenas aos 20′ o Fla conseguiu construir uma jogada perto da área, com um drible de Carrascal para cima de Martinelli, mas o colombiano não conseguiu completar a jogada. Pouco depois, Everton Cebolinha tentou surpreender e assustou Fábio. O goleiro mostrou toda a sua elasticidade ao evitar o tento, em grande defesa após a cabeçada de Juninho.

Logo na sequência, o árbitro Davi Lacerda foi rever o lance em que Saúl tentou aproveitar o rebote e a bola explodiu na mão de Renê. Jorginho, que deu um pulinho, colocou no cantinho de Fábio, que até acertou o lado certo. A reta final ficou mais acirrada, especialmente pelas faltas, pois quando um time tentava armar o contra-ataque, o outro matava o lance rapidamente. O Flamengo manteve a pressão, mas o Fluminense segurou a primeira vitória no clássico em 2025.

Tabela e próximos jogos

Com três jogos de invencibilidade, o Fluminense aparece na sexta colocação, com 54 pontos. Já o Flamengo perdeu a chance de aumentar a vantagem na liderança e segue com 71, dois a mais que o Palmeiras, que empatou na rodada.

A bola volta a rolar para ambas equipes no sábado (22), às 21h30 (de Brasília). O Tricolor viaja para encarar o Palmeiras, no Allianz Parque. Já o Rubro-Negro recebe o RB Bragantino, no Maracanã.