Noruega goleia Itália e conquista vaga na Copa do Mundo após 28 anos

Noruega conquista a classificação direta para a Copa do Mundo; Itália ainda precisará de repescagem

Noruega goleia Itália e conquista vaga na Copa do Mundo após 28 anos
Foto: Divulgação/Fifa

A Itália recebeu a Noruega no estádio San Siro, em Milão, pela 10ª rodada das Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo FIFA 2026. O duelo terminou com vitória norueguesa por 4 a 1, resultado que garantiu à equipe sua classificação para o Mundial após 28 anos de ausência.

Tranquilidade, gols e meio campo controlado

A partida começou estudada, com ambas as seleções tentando impor seu ritmo, mas sem grandes sustos nos primeiros minutos. A primeira chegada de perigo foi da Itália, aos 7 minutos. Após cruzamento de Di Lorenzo, a defesa norueguesa afastou parcialmente e, na sobra, Dimarco finalizou forte, mas a bola saiu em tiro de meta.

A pressão italiana seguiu e, aos 10′, o placar foi inaugurado por Esposito. Em um lançamento da defesa para o ataque, o lateral norueguês Ryerson errou o domínio, e a bola sobrou para Dimarco. O lateral tabelou rapidamente com Retegui, que devolveu para o camisa 15. Esposito girou bem dentro da área e empurrou para o fundo da rede, abrindo o marcador no San Siro.

A Azzurra manteve o ritmo ofensivo e criou nova oportunidade aos 12′. Dimarco entrou na área e acionou Esposito, que tentou finalizar de calcanhar, mas a bola desviou na marcação. No escanteio subsequente, a defesa norueguesa afastou o perigo, e Locatelli pegou a sobra de primeira, de fora da área, porém novamente a finalização saiu pela linha de fundo.

Imagem
Foto: Divulgação/Associação Norueguesa de Futebol

A primeira finalização da Noruega surgiu aos 30′. Pela esquerda, Nusa recebeu bom passe, cortou para o meio e arriscou, mas a bola passou por cima do gol defendido por Donnarumma. A Itália respondeu imediatamente. Dimarco puxou contra-ataque pela esquerda e cruzou na área. Politano tentou de cabeça, mas parou na marcação. Na cobrança do escanteio, a defesa norueguesa afastou o perigo.

Aos 35′, Dimarco voltou a levantar a bola na área. Esposito ganhou no alto, mas testou para fora. Já aos 41, os italianos reclamaram de uma falta não marcada pela arbitragem. Após bela jogada individual de Politano, a bola foi esticada para Retegui, que dividiu com o lateral Wolfe e acabou superado no lance.

Virada em um minutos, jogo quente e defesa trabalhando

O segundo tempo começou com a Noruega em busca do empate. Sorloth recebeu pela direita, driblou a defesa azzurra, puxou para o meio e finalizou com perigo, mandando para fora. Na sequência, Thorstvedt cruzou rasteiro para a área. A bola desviou na zaga italiana, raspou a trave e saiu pela linha de fundo. Os visitantes seguiram pressionando. Após cobrança de escanteio, Ryerson pegou o rebote na entrada da área e bateu de primeira, mas a finalização saiu por cima.

A Itália respondeu com Barella, que levantou na medida para Bastoni, que apareceu livre, mas cabeceou para fora. Aos 17′, enfim, o empate norueguês. Sorloth puxou o ataque pela direita, acionou Thorstvedt, que fez um belo corta-luz para Nusa aparecer em velocidade pela esquerda. O atacante entrou na área e finalizou cruzado, sem chances para Donnarumma.

Imagem
Foto: Divulgação/FIGC

A Noruega manteve o ritmo ofensivo e voltou a assustar. Em cobrança de escanteio, Nusa se livrou da marcação e finalizou na segunda trave. Donnarumma fez boa defesa, e na sobra o meia mandou para fora. A Itália quase retomou a vantagem com Dimarco. Após cruzamento de Locatelli, o lateral pegou de primeira, mas Nyland salvou. Quase em sequência, Esposito teve nova oportunidade ao receber cruzamento de Politano, porém cabeceou para fora.

A virada norueguesa veio aos 32′, com Haaland. Nusa tabelou com Oscar Bobb na área. Bobb carregou até a linha de fundo e cruzou para trás, onde o camisa 9 chegou finalizando de primeira para o fundo da rede. Na saída de bola italiana, Bastoni errou o passe, Oscar Bobb recuperou e acionou Thorsby. O camisa 2 avançou pela direita e cruzou rasteiro para Haaland marcar novamente, ampliando para 3 a 1.

A Noruega ainda fez o quarto gol. Zaccagni perdeu a bola no meio-campo, Larsen recebeu lançamento em profundidade, disparou em velocidade, deixou Mancini no chão com um drible e, já dentro da área, bateu no canto de Donnarumma, fechando o placar em 4 a 1.