Virada épica! Palmeiras atropela a LDU e carimba vaga na final da Libertadores

Verdão venceu por 4 a 0 no Allianz Parque, apagou o 3 a 0 sofrido em Quito e garantiu presença em mais uma decisão continental

Virada épica! Palmeiras atropela a LDU e carimba vaga na final da Libertadores
Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Na noite desta quinta-feira (30), o Palmeiras viveu uma das viradas mais marcantes de sua história recente. Diante de um Allianz Parque pulsante, o Verdão venceu a LDU de Quito por 4 a 0, revertendo a desvantagem de 3 a 0 do jogo de ida e garantindo vaga na final da Conmebol Libertadores com uma atuação de autoridade e controle.

Pressão, gols e controle

A primeira etapa foi amplamente controlada pelo Palmeiras. O Verdão fez valer o mando de campo e pressionou até o último minuto do primeiro tempo. A primeira boa chance da equipe brasileira veio logo aos dois minutos de jogo. Após uma pressão de Vitor Roque, o zagueiro Adé se complicou e mandou a bola para escanteio. Na cobrança, Vitor Roque ganhou de cabeça, mas a bola saiu por cima do gol. O Verdão voltou a levar perigo aos 14 minutos. Em uma arrancada pela lateral, Bruno Fuchs cruzou na área para Flaco López, que cabeceou à direita do gol de Domínguez. Flaco López assustou novamente aos dezesseis minutos, recebeu a bola, limpou a marcação, invadiu a área, mas escorregou na hora da finalização.

Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Na sequência, a bola permaneceu com a equipe alviverde. Vitor Roque achou Piquerez, que invadiu a área e finalizou forte, mas Domínguez conseguiu fazer a defesa em dois tempos. Aos dezenove minutos foi a vez da LDU responder. A equipe equatoriana teve uma boa chance com Medina, que recebeu um cruzamento preciso, subiu de cabeça e obrigou Carlos Miguel a fazer a defesa sem grandes dificuldades. No contra-ataque, o Palmeiras abriu o placar com Sosa. Allan carregou a bola pela direita e levantou na medida para o paraguaio, que venceu a defesa da LDU pelo alto e desviou para o fundo do gol.

O Palmeiras teve outra chance perigosa aos 35. Vitor Roque recebeu um bom passe de Allan, arrancou para o ataque em um três contra um, finalizou, mas o zagueiro Mina conseguiu bloquear o chute e mandou a bola para escanteio. Aos 43, a LDU teve sua segunda boa oportunidade. Cuero recebeu na ponta esquerda, cruzou para o meio da área e Alzugaray desviou para o gol, mas a bola saiu em tiro de meta. Logo em seguida, a arbitragem marcou impedimento.

No último minuto dos acréscimos, Mina fez falta em Vitor Roque próxima à área. Andreas Pereira fez a cobrança ensaiada. Sosa levantou para Vitor Roque, que cabeceou para o meio da área. A bola bateu na defesa e sobrou para Bruno Fuchs, que finalizou de primeira, marcando o segundo gol do Palmeiras na partida.

Virada, tranquilidade e classificação

A segunda etapa, assim como a primeira, foi de domínio alviverde. O Palmeiras manteve o controle do jogo e buscou a virada. Aos 19 minutos, Veiga cobrou falta com perigo e obrigou Domínguez a espalmar para escanteio. Aos vinte e dois, o Verdão empatou a partida com Raphael Veiga. O meia tabelou com Vitor Roque, recebeu livre dentro da área e finalizou na saída do goleiro, marcando o terceiro gol do Palmeiras no jogo. Aos 31, o Palmeiras teve mais uma grande chance. Veiga encontrou Felipe Anderson, que cortou para o meio e bateu forte, mas Domínguez fez boa defesa.

A virada alviverde veio logo na sequência. Allan fez uma excelente jogada pela ponta direita, invadiu a área da equipe equatoriana e foi derrubado. O árbitro marcou pênalti. Na cobrança, Raphael Veiga finalizou forte no meio do gol, marcando o quarto gol da equipe na partida.

Final da Conmebol Libertadores

A final entre Flamengo x Palmeiras, acontecerá no sábado, dia 29 de novembro, em Lima, no Peru. O palco da decisão será o Estádio Monumental. Essa é a segunda vez que teremos uma final de Libertadores entre as duas equipes.