Com gol de Tainá, Fortaleza vence Sport e conquista título inédito da Copa Maria Bonita Betnacional

Tainá marca e as Leoas do Pici são as primeiras campeãs do torneio inédito

Foto: Rafael Vieira | FPF

Na tarde deste sábado (11) o Fortaleza venceu o Sport por 1 a 0 e conquistou o título inédito da Copa Maria Bonita Betnacional, na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata. Tainá coroou a campanha invicta do Tricolor do Pici com gol no final da segunda etapa.

Sem gols, mas equilibrado

O jogo começou equilibrado para ambas equipes. As Leoas pernambucanas chegavam com mais frequência ao ataque, porém, tinha dificuldades em conseguir boas finalizações. Já as meninas do Fortaleza trabalhavam com mais liberdade e pararam nas defesas milagrosas da goleira adversária.

Aos 10′, em contra-ataque, Géssica cruzou na grande área pelo lado direito, mas Lorrana subiu mais alto que as marcadoras e agarrou a bola. Em resposta, o Fortaleza chegou após cobrança de lateral de Thalita, a defesa cortou e Natália tentou finalização na sobra, mas Nanda realizou uma grande defesa e agarrou a bola para impedir o rebote.

Foto: Rafael Vieira | FPF

A partida seguiu insana, e com as equipes empilhando chances reais de gol. Aos 33′, Layza arriscou chute de fora da área, a bola subiu no desvio da Tefah, mas Géssica demorou para cabecear no ataque e a bola foi embora pela linha de fundo. Antes dos acréscimos, as meninas do Pici tiveram mais uma chegada perigosa. Após um tiro de meta da Lorrana para o campo de ataque, Tainá tentou um “chapéu” para cima da marcadora, mas isolou a bola para a linha de fundo. 

Sem mais mudanças, a árbitra Deborah Cecília Correia soou o apito com placar zerado para os dois lados na Arena de Pernambuco.

Tainá marca no fim e coroa Fortaleza

A partida recomeçou mais intensa para ambos os lados. Logo aos três minutos, Layza aproveitou um erro da defesa adversária e quase marcou, mas finalizou para fora. Em resposta, o Fortaleza chegou com Akhemi, que puxou para a canhota e obrigou a goleira Nanda a fazer outra grande defesa. 

Na marca dos 27′, após se chocar com Andressa Anjos, Nanda teve que ser substituída após se machucar e Wanessa entrou em seu lugar.

Na reta final veio a grande emoção, quando tudo parecia se encaminhar para as penalidades, tudo mudou. Aos 39′, Tainá se livrou das marcações de Débora e Wanessa, balançou as redes e coroou as Leoas do Pici com a taça inédita.

Foto: Divulgação | Fortaleza

Campanha do Pici

As Leoas do Pici realizaram uma campanha impecável até a conquista do título. A equipe comandada por Erandir Feitosa confirmou o favoritismo da fase de grupos, onde dominou o Grupo C, goleando o Sampaio Corrêa por 3 a 0 na estreia e o Confiança por 5 a 1 na rodada seguinte, sendo oito gols marcados e apenas um sofrido na primeira fase.

Na semifinal, as Leoas enfrentaram o Bahia e garantiram a classificação com vitória por 1 a 0, em um duelo equilibrado. O gol do título veio da jovem Tainá, recém convocada para a Seleção Brasileira Sub-20, que marcou o único gol da partida.

Fala, Tainá!

Em meio às comemorações pela taça da competição regional, Tainá celebrou os dois feitos na Arena Pernambuco, que ela também chamou de sonho realizado.

“Nem nos meus melhores sonhos eu imaginaria uma como essa, é realmente uma semana perfeita. Primeiro pude realizar o sonho de ser convocada para a Seleção Brasileira Sub-20 e eu sabia que vinha fazendo uma boa competição. Antes do jogo eu só pensava em fazer o gol do título e a bola caiu nos meus pés para isso acontecer. Só tenho a agradecer a Deus por tudo que tem acontecendo em minha vida”, destacou.

Competição inédita

O estado de Pernambuco foi o centro do futebol feminino nordestino com a realização da primeira edição da Copa Maria Bonita Betnacional, que foi marcada por dias insanos e calorosos.

Inspirada na força de Maria Bonita, figura histórica do cangaço e ícone da cultura nordestina, a copa reforçou a identidade regional, visando dá protagonismo às jogadoras, que tiveram no torneio uma vitrine para alcançar espaço em grandes clubes nacionais.

A competição também contou com nove clubes representando cada um dos estados do Nordeste, sendo Sport, Bahia, Fortaleza, Confiança, CRB, Sampaio Corrêa, Atlético-PI, ABC-RN e Botafogo-PB.

Sequência do Pici

A equipe agora concentrará suas forças finais no Campeonato Cearense. Pelo Estadual, o grupo comandado por Erandir entrará em campo nesta quinta-feira (16), 15h, em primeiro Clássico-Rainha da temporada diante do Ceará, no CT Franzé Morais.