De promissor a histórico, Xabi Alonso desafia marca de Luxemburgo no Real Madrid

Invicto na temporada, técnico espanhol soma sete vitórias no total e precisa de mais uma para repetir início lendário do brasileiro há 19 anos

De promissor a histórico Xabi Alonso desafia marca de Luxemburgo no Real Madrid
Foto: Divulgação/Real Madrid

O Real Madrid venceu o Levante por 4 a 1 e manteve o início perfeito de temporada com Xabi Alonso. O treinador espanhol chegou a seis vitórias seguidas na LaLiga em seu primeiro ano no comando do clube e se tornou o segundo técnico da história do Madrid a alcançar essa marca. O outro é Vanderlei Luxemburgo, que venceu sete partidas consecutivas em 2005.

A campanha começou em 18 de setembro, com triunfos sobre Osasuna, Real Oviedo, Mallorca, Real Sociedad, Espanyol e Levante. O time também derrotou o Olympique de Marseille por 2 a 1 na estreia da Champions League, o que amplia a sequência de vitórias para sete no geral. Na liga, porém, Alonso ainda está a um jogo de igualar o recorde do treinador brasileiro.

O próximo compromisso será no sábado, às 11h15 (de Brasília), contra o Atlético de Madrid no Santiago Bernabéu. Em caso de vitória, o espanhol iguala a arrancada de Luxemburgo, até hoje a melhor de um técnico estreante pelo clube na LaLiga.

A marca de Luxemburgo e o presente de Xabi

Luxemburgo assumiu o Real Madrid em janeiro de 2005 e comandou a equipe até dezembro do mesmo ano. No total, dirigiu 45 partidas, com 28 vitórias, sete empates e dez derrotas. Sua estreia foi atípica: um jogo de apenas sete minutos contra a Real Sociedad, retomado após uma ameaça de bomba em dezembro do ano anterior. O gol da vitória saiu em cobrança de pênalti convertida por Figo.

Apesar do início promissor, a trajetória do brasileiro perdeu força com resultados irregulares e problemas internos. Ele acabou demitido no fim do ano, mas deixou registrado o feito que agora pode ser igualado por Xabi Alonso.

Cauteloso mesmo com o bom momento, o espanhol prefere destacar o trabalho coletivo. “Estamos em fase de crescimento, ainda em construção. Já se passaram 51 dias e ainda temos muito caminho pela frente. Estamos construindo uma base sólida para sermos competitivos na LaLiga, na Champions e na Copa. Muitos jogadores estão se sentindo conectados e importantes. Ainda há pontos a melhorar, mas estamos no caminho certo. Isso é apenas o começo e queremos seguir competindo em alto nível”, disse o treinador.