Na tarde deste domingo (21) Arsenal e Manchester City protagonizaram mais um grande jogo e terminaram empatados, por 1 a 1, em partida válida pela quinta rodada da Premier League, no Emirates Stadium, em Londres (ING). Erling Haaland abriu o placar para os visitantes ainda na primeira etapa, e Gabriel Martinelli saiu do banco de reservas para deixar tudo igual nos acréscimos do segundo tempo.
Gunners dominam, mas Citizens marcam
O jogo começou com o Arsenal enfrentando muitas dificuldades para criar oportunidades, mesmo com amplo domínio da posse de bola. Já o Manchester City estudava a equipe adversária. Aos seis, Timber lança para Madueke disparar no ataque. O passe é bom, mas Gvardiol se adianta para ficar com a bola.
Em seguida, a equipe de Pep Guardiola aproveitou uma transição em velocidade e se encontrou em uma situação favorável de contra-ataque. No lance, três jogadores citizens avançaram contra apenas dois defensores dos Gunners. Bernardo Silva conduziu pelo centro e tinha Jérémy Doku como opção aberta pela esquerda, mas optou por acionar o goleador Haaland pela direita. O atacante dominou e finalizou colocando a bola no canto direito abrindo o placar.
Nos minutos finais, os Gunners passaram a ameaçar em jogadas de bola parada e conseguiu chegar com mais qualidade à área, mas parou nas intervenções seguras do goleiro Donnarumma. Aos 43, Madueke carregou até a linha de fundo, tirou O’Reilly com um drible e cruzou para a área. O italiano sai do gol e tira com um soco, e Calafiori manda para fora na finalização.
Martinelli marca no fim e acaba frustra o City
O cenário de volta foi o mesmo, acostumado a controlar o jogo por meio da bola e da imposição do próprio estilo, os Citizens acabaram sendo parados pelo domínio do Arsenal no campo ofensivo. Aos quatro, Trossard lança para dentro da área, a defesa tira, e Eze solta uma bomba para o gol. Donnarumma defende com as duas mãos, e O’Reilly tira a sobra dali com um chutão. Em resposta, Doku puxa contra-ataque pela lateral esquerda e encontra Haaland livre na entrada da grande área. O noruguês bate para o gol, Raya defende e no rebote Rice quase faz contra.
Na reta final, com dificuldades para manter a posse e construir ofensivamente, o time de Manchester recuou suas linhas, e passou a tentar somente segurar o placar. No entanto, o Arsenal chegou ao empate nos acréscimos.
Aos 48, por meio de dois jogadores que saíram do banco de reservas. Eberechi Eze, ainda no campo de defesa, fez um lançamento preciso em profundidade para Martinelli. O brasileiro aproveitou a rara subida da linha defensiva do City, encontrou o único espaço possível para concluir a jogada e encobriu o goleiro, superando seus mais de dois metros de altura e deixando tudo igual, frustrando o adversário.
Mas, e como fica?
Com o resultado, o Arsenal assume a vice-liderança, com 10 pontos conquistados. Já o Manchester City, por sua vez, chega aos sete pontos e com o prêmio de consolação de ocupar a nona colocação, dividindo-a com Everton, Manchester United e Leeds.
Sequência
O Manchester City recebe o Burnley às 11h (horário de Brasília) de sábado (27) na próxima rodada, no Eithad Stadium. Enquanto o Arsenal enfrenta o Newcastle fora de casa, no domingo (28), às 12h30.