Na noite desta quinta-feira (18), LDU venceu o São Paulo por 2 a 0, no Estádio Casablanca, em Quito, pelas quartas de final da Conmebol Libertadores. Em partida irreconhecível, a equipe tricolor sofre revés e vantagem equatoriana obriga o Soberano a ter uma partida de superação no duelo de volta.
Gol da LDU no começo mudou a cara do São Paulo
A princípio, o São Paulo começou bem, obtendo mais posse de bola e criou algumas chances ao subir a marcação. Aos 12′, surgiu a primeira oportunidade, com Rigoni, novidade na escalação de Crespo, mas o atacante tricolor finalizou por cima do gol. No entanto, logo na sequência, aos 14′, em lançamento longo de Allala, Cédric não acompanhou e Bryan Ramírez, de primeira, fez 1 x 0 para a LDU.
Mais tarde, aos 32, o lateral Quintero arriscou de fora da área, mas sem muita força, tranquila para a defesa de Rafael. Por fim, aos 44′, após cruzamento de Enzo, Luciano pegou de voleio e a finalização saiu pela linha de fundo, à esquerda do gol equatoriano.
Brilho dos goleiros no Casablanca
Em um começo de etapa final dominante da LDU, o São Paulo saiu com a primeira oportunidade de empatar o confronto, aos 10′, na finalização de Luciano, após assistência de Pablo Maia, mas que parou nas mãos do goleiro Gonzalo Valle. Na cobrança de escanteio, Mailton quase marcou um gol olímpico, salvo pelo arqueiro equatoriano.
Em mais uma ofensiva tricolor, aos 20′, Rigoni recebeu de Mailton e Valle tirou o gol de empate com os dedos. Em outro momento de perigo do São Paulo, aos 28′, Marcos Antônio arriscou de fora da área, mas Gonzalo Valle estava em noite inspirada e pegou mais uma. Até que, aos 32′, após enorme pressão do São Paulo, a zaga brasileira errou na saída de bola e, após jogada de Alzugaray e Ramirez, Estrada finalizou e ampliou a vantagem dos Universitários, 2 x 0.
No final de jogo, mais brilho dos goleiros. Aos 42′, Luciano parou mais uma vez nas mãos de Valle. Em seguida, aos 45′, Estrada tentou marcar o terceiro, na saída de Rafael, mas o goleiro do São Paulo evitou uma vantagem maior da Liga.
Próximo jogo
Com esse resultado, a LDU joga por empate ou até mesmo por derrota de um gol de diferença, para chegar as semifinais da Conmebol Libertadores. Por outro lado, o São Paulo precisa vencer por dois gols de vantagem para levar a decisão aos pênaltis, e três para conquistar a vaga durante os 90 minutos. O duelo de volta acontece na próxima quinta-feira (25), às 19h (horário de Brasília), no Estádio Cícero Pompeu de Toledo, em São Paulo.