Fortaleza triunfa sobre Vitória no Castelão e encerra jejum no Brasileirão

Bruno Pacheco marcou nos dois tempos e garantiu o 2 a 0 que dá fôlego ao Tricolor na luta contra o rebaixamento

Foto: Mateus Lotif/Fortaleza

O Fortaleza voltou a vencer no Campeonato Brasileiro e encerrou o jejum de seis jogos sem triunfos. Na Arena Castelão, neste sábado (13), o Tricolor superou o Vitória por 2 a 0, pela 23ª rodada. Bruno Pacheco marcou em cada etapa e foi decisivo no duelo entre leões.

Fortaleza aproveita erro defensivo e larga em vantagem

Com ambas as equipes pressionadas na tabela de classificação, o primeiro tempo começou bem aberto. Mesmo assim, Cantalapiedra conseguiu encontrar Renato Kayzer em boa posição, que arriscou da entrada da área e acabou mandando pela linha de fundo. O Leão do Pici não se intimidou e tentou responder com Mancuso, que parou na marcação rubro-negra. Aos 24′, Erik fez boa jogada individual e bateu firme, mas João Ricardo caiu para salvar.

Seis minutos depois, Ramon tentou cortar, a bola ficou no ar e Mancuso ganhou a disputa e, ao tentar dominar na área, viu Breno Lopes se antecipar. O atacante teve liberdade e finalizou no canto direito de Lucas Arcanjo. Na reta final, o jogo perdeu fluidez e ficou mais truncado, travando o andamento do confronto.

Leão do Pici amplia e administra vantagem

O Fortaleza retornou do intervalo com vontade de ampliar, falhou na primeira tentativa com Marinho, mas teve êxito na segunda. Bruno Pacheco recebeu bela inversão na esquerda, disparou em velocidade até entrar na área, passou por três com extrema facilidade e ampliou a vantagem para o tricolor. Com a diferença do marcador, o Leão da Barra foi para o ataque, mas faltou mais qualidade ofensiva.

Os donos da casa quase marcaram o terceiro com Lucero, após erro na saída de bola, mas o camisa 9 acabou recuando para o goleiro. Pouco depois, a trave frustrou Bruno Pacheco na busca pelo hat-trick. O time de Martín Palermo cresceu no jogo e obrigou Lucas Arcanjo a um verdadeiro milagre em sequência, com defesas decisivas diante de Mancuso e Lucero. Matheuzinho tentou colocar o Vitória para incomodar a meta de João Ricardo. Contudo, o camisa 1 não teve trabalho. A melhor oportunidade ocorreu nos acréscimos, quando Renzo López aproveitou cruzamento e cabeceou na trave.

Classificação e o que vem por aí

Com o resultado, o Fortaleza segue na 19ª posição, com 18 pontos — sendo quatro de diferença para o Santos, primeiro time fora da zona de rebaixamento. Já o Vitória é o 17º, com 22.

Ambos os times voltarão a campo no próximo sábado (20) pelo Brasileirão. O Rubro-Negro encara o Fluminense, no Barradão, às 16h (de Brasília), enquanto o Tricolor visita o Palmeiras, no Allianz Parque, às 21h (de Brasília).