A noite deste domingo (7), em Natal, será de fortes emoções para Tricolores e Alvirrubros. América de Natal x Santa Cruz duelam na Arena das Dunas visando classificação para as semifinais da Série D do Campeonato Brasileiro e, por consequência, vaga na Série C de 2026.
Campanha do América de Natal na Série D 2025
Com a mesma pontuação do Santa Cruz, 27, mas obtendo um saldo melhor, 12 contra 10 da equipe coral, o América ficou na liderança do Grupo A3 da Série D 2025. Em 14 jogos na chave, o Dragão saiu derrotado apenas em três ocasiões, com oito vitórias e três empates.
Em seguida, na fase de mata-mata, o América encarou a Juazeirense, com empate no Adauto Moraes, sem gols, e vitória na Arena das Dunas, por 2 x 0. Nas oitavas, superou a equipe maranhense do Imperatriz, obtendo o resultado positivo no Frei Epifânio, 1 x 0, e segurando o empate em casa, novamente 0 x 0. Dessa forma, qualificou-se para os duelos contra o Santa Cruz, nas quartas de final da Série D.

Santa Cruz com “Altos” e baixos nesta Série D
Avassalador no início, o Santa Cruz chegou a construir uma invencibilidade de sete partidas seguidas na Série D, mas oscilou justamente no 2° turno do Grupo A3. Ao terminar a chave com a mesma pontuação do América, 27, perdeu a liderança na reta final e acabou caindo na chave do Sergipe, na fase seguinte.
No Batistão, em Aracaju, vitória do Gipão, 2 x 1. Mas, o Santa, jogando na Arena Pernambuco, longe do tradicional Arruda, devolveu o placar, levando a disputa para os pênaltis. Na ocasião, surgiu a estrela de Rokenedy, goleiro que, até então, era reserva do experiente Felipe Alves. Nessa disputa, o jovem arqueiro coral defendeu a última cobrança das alternadas e classificou o Santa para as oitavas de final.
Dessa vez, jogando a primeira partida na Arena, lotada em plena segunda-feira à noite, o Santa Cruz ficou apenas no empate, diante do Altos, 1 x 1. Na volta, em Teresina, o Lindolfo Monteiro foi o palco de um novo empate, sem gols. No entanto, outra vez brilhou Rokenedy na disputa de pênaltis, ao defender três das quatro penalidades do time piauiense e, mais uma vez, garantir o Tricolor do Arruda nas quartas de final da Série D.

Ingressos esgotados para América x Santa Cruz
Na partida de ida, realizada na Arena de Pernambuco, vitória do Santa Cruz, por 1 x 0, gol marcado por Ariel na etapa final. Com isso, o Tricolor do Arruda joga por qualquer empate, fora de casa, para conquistar o acesso para a Série C, e retornar à 3ª divisão após cinco anos.
Por outro lado, só a vitória interessa ao América, que precisa vencer por dois gols de diferença, para voltar à Série C após três anos. Neste domingo (7), às 19h (horário de Brasília), o Dragão terá o apoio da sua torcida, que esgotou os ingressos ainda na última terça-feira (2), para o duelo de volta, na Arena das Dunas, em Natal.
Destaques de América e Santa Cruz
Artilheiros do América nesta Série D, Hebert, com seis gols, e Salatiel, 4, são destaques do time potiguar até aqui na competição. Por outro lado, além da força do torcedor coral, o Santa Cruz conta com a boa fase de Rokenedy, além da estrela do elenco, Thiago Galhardo, que marcou sete gols até o momento.
Jogos das quartas de final da Série D
Além do duelo entre América de Natal x Santa Cruz, as quartas de final terão como outros confrontos: Barra x Cianorte (0 x 0 na ida), Inter de Limeira x Goiatuba (0 x 0 na ida) e ASA x Maranhão (ida 0 x 1).