Após gol palmeirense anulado por impedimento, Timão ganha confiança e controla as ações no segundo tempo
Em clima de festa nas arquibancadas, o Corinthians recebeu o Palmeiras nesta noite para protagonizar o primeiro clássico Dérbi da história da Copa do Brasil. Em uma partida intensa, marcada por muitas faltas e ritmo acelerado, o Timão levou a melhor e venceu o Verdão por 1 a 0. O gol da vitória foi marcado de cabeça pelo holandês Memphis Depay.
Corinthians domina, mas Palmeiras reage
O jogo começou com as duas equipes mostrando muita intensidade, ambas determinadas a abrir o placar. Logo aos oito minutos, Corinthians e Palmeiras já haviam criado boas oportunidades, mas os goleiros se destacaram e impediram a abertura do marcador.
Um dueto muito pegado com diversas faltas, corrido com oportunidades para ambos os lados, nada diferente do que era esperado para um clássico carregado de história e rivalidade como este. Aos 17 minutos, uma dividida entre Memphis Depay e Gustavo Gómez levou o árbitro a acionar o VAR para revisar o lance.
Após a análise, foi marcado pênalti para o Corinthians. Na cobrança, Yuri Alberto bateu forte no canto esquerdo, mas Weverton brilhou com uma grande defesa. Empurrados pela torcida, os donos da casa mostraram maior volume de jogo, pressionando os visitantes, vencendo as divididas e impedindo o Alviverde de ultrapassar o meio-campo em direção à sua área.
No final do primeiro tempo, o Palmeiras conseguiu se organizar em campo, encaixar melhor as jogadas e chegar com muito perigo ao ataque, criando chances claras de gol. No entanto, esbarrou na sólida defesa corintiana ou tropeçou nas finalizações mal executadas.
Verdão tenta, mas Timão leva a melhor
A segunda etapa trouxe os mesmos times sem alterações e um Palmeiras mais efetivo, explorando toques de bola, criando jogadas ofensivas e ganhando maior presença dentro do campo adversário. O Corinthians mesmo com maior posse de bola não conseguiu se reorganizar em campo, pressionar o adversário e levar perigo ao Verdão.
Com o passar dos minutos, o número de faltas foi aumentando, tornando a partida truncada, marcada por sucessivas interrupções e sem um time dominante. O equilíbrio na posse de bola prevaleceu, sem que nenhuma equipe assumisse o protagonismo.
Entretanto, aos 30 minutos em uma cobrança de falta de Garro para Matheuzinho que viu Memphis Depay livre na área palmeirense deu um cruzamento e o camisa 10 mandou de cabeça no canto direito, estufando as redes.
O Palmeiras não se abateu e logo saiu em uma jogada de contra-ataque que resultou no empate com gol de Maurício. Houve um princípio de confusão devido a comemoração do Alviverde, mas o árbitro analisou o lance que originou o gol palmeirense e anulou por impedimento.
Com a vantagem no placar e o apoio da torcida, o Timão demonstrou mais tranquilidade e passou a controlar melhor a bola, saindo para o jogo. Já o Palmeiras, visivelmente nervoso, desperdiçou as chances que teve para empatar a partida.
Corinthians x Palmeiras : resultado e agenda
As duas equipes voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira (6), às 21h30 (horário de Brasília), na Allianz Arena. No confronto de volta, o Corinthians terá a vantagem no placar e poderá jogar pelo empate para garantir a classificação sobre o Palmeiras.